Comentário sobre o artigo Filosofia e Cinema de Nei Fonseca e Douglas Orben
Résumé
O comentário ao artigo Filosofia e Cinema: Reflexões Críticas no Ensino Médio Integrado, de Nei Fonseca e Douglas Orben, tem como objetivo destacar a originalidade e a importância do projeto “Filosofia e Cinema” como estratégia pedagógica no Ensino Médio Integrado. O comentário evidencia a relevância da proposta ao considerar o cinema como ferramenta filosófica e educativa, capaz de articular razão e emoção — logos e páthos — no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico é composto por autores como Julio Cabrera (2013), que propõe o conceito de racionalidade logopática; Alejandro Cerletti (2009), que enfatiza a centralidade da pergunta no filosofar; e Silvio Gallo (2012), com sua “pedagogia do conceito”, baseada em sensibilização, problematização, investigação e criação. O comentário valoriza a metodologia adotada pelos autores do artigo, que consiste na exibição e debate de filmes, demonstrando como essa prática favorece o pensamento filosófico. Além disso, aponta para a relevância social e educacional do projeto ao democratizar o acesso à filosofia por meio de uma linguagem popular como o cinema. Como desdobramento reflexivo, o comentário propõe um passo adiante: transformar os estudantes em produtores de obras audiovisuais, aprofundando a experiência filosófica e criativa. Assim, o comentário reconhece a força pedagógica do cinema e convida os professores a ousarem novas formas de filosofar na escola.
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Références
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