Entre o cinema e o jazz:

A produção midiática dos anos trinta e quarenta na interpretação de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno

Autores

  • Douglas Garcia Alves Junior
  • Oscar Palma Lima

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v9i18.6031

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Estética, Técnicas de Reprodução

Resumo

O presente artigo expõe algumas ideias sobre a cultura de massas desenvolvidas, durante as décadas de trinta e quarenta, por dois dos principais teóricos da Escola de Frankfurt. Na primeira parte, serão abordados os principais conceitos do texto “A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica” de Walter Benjamin. Na segunda seção, será explorada a leitura de Adorno do ensaio a partir de uma carta sua enviada a Benjamin em 1938. Por fim, em complemento a seção anterior, serão tratados dois dos principais ensaios de Adorno sobre os meios de comunicação no período: “O Fetichismo da Música e a Regressão da Audição” e “Sobre a Música Popular”. O objetivo desse texto é mostrar as contribuições de ambos os autores para o debate acerca da produção cultural na modernidade, considerando suas afinidades e diferenças.

 

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

GARCIA ALVES JUNIOR, D. .; PALMA LIMA, O. Entre o cinema e o jazz:: A produção midiática dos anos trinta e quarenta na interpretação de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Kalagatos , [S. l.], v. 9, n. 18, p. 11–46, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v9i18.6031. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6031. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos