The Philosophy of Education of Jean-Jacques Rousseau and Its Application in Vietnam's Educational Reforms

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v22i3.16632

Palavras-chave:

Jean-Jacques Rousseau, Educação Natural, Reformas no Vietnã, Desenvolvimento Infantil, Educação Holística

Resumo

Jean-Jacques Rousseau, por meio de sua obra-prima Emílio, ou Da Educação (1762), revolucionou a filosofia educacional ao enfatizar o princípio da "educação natural", segundo o qual as crianças se desenvolvem de acordo com seus estágios naturais, aprendendo por meio de experiências da vida real em vez de memorização mecânica e disciplina social impostas. Este artigo apresenta uma análise aprofundada dos princípios fundamentais de Rousseau, incluindo os cinco estágios do desenvolvimento infantil, críticas à educação tradicional e a importância da educação holística. Utilizando métodos de análise de documentos secundários, comparação histórica e avaliação de políticas públicas, o estudo demonstra que a integração dos princípios de Rousseau pode apoiar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a aprendizagem personalizada e a redução da pressão dos exames, contribuindo para metas como 80% das escolas atendendo aos padrões nacionais até 2030 e posicionando o Vietnã como um polo educacional regional até 2045. Os resultados destacam oportunidades para inovação, ao mesmo tempo que alertam para os desafios da cultura tradicional do Leste Asiático. O artigo propõe modelos piloto, como o programa "Escolas Felizes" combinado com os métodos de Rousseau, para promover a educação sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brady, E. (2017). Immanuel Kant 1724–1804. In Key thinkers on the environment (pp. 66–69). Routledge.

Cooper, L. D. (2010). Rousseau, nature, and the problem of the good life. Penn State Press.

Fesmire, S. (2003). John Dewey and moral imagination: Pragmatism in ethics. Indiana University Press.

Gill, N. (2016). Educational philosophy in the French Enlightenment: From nature to second nature. Routledge.

Holmes, O. W. (2008). Theories of nature and education in the development of the human self in the eighteenth century. In Education in human creative existential planning (pp. 213–266). Springer Netherlands.

Iskandarova, K. (2024). Rousseau’s influence on modern educational thought. Web of Humanities: Journal of Social Science and Humanitarian Research, 2(6), 82–88.

Johnston, G. (2018). Politics, education, and understanding: Anglo-American readings and misreadings of Rousseau in the 19th to 21st centuries. JPSE, 3, 152.

Koops, W. (2012). Jean-Jacques Rousseau, modern developmental psychology, and education. European Journal of Developmental Psychology, 9(sup1), 46–56.

Lam, T. (2025). Make education truly the top national policy, the key driving force for the development of the country and of the nation's future. Electronic Fire Prevention and Fighting Journal, 7(10).

Lu, Y. (2019, May). Exploring Jean-Jacques Rousseau’s nature education thought from Émile. In 2019 International Conference on Management, Education Technology and Economics (ICMETE 2019) (pp. 419–422). Atlantis Press.

Quan, B. H., Yen, N. T. X., Vu, G. T., & Son, H. V. (2023). Some happy school models in the world and recommendations for application in Vietnam. Journal of Science, Ho Chi Minh City University of Education, 20(3), 555–555.

Rorty, A. O. (Ed.). (1998). Philosophers on education. Routledge.

Rousseau, J.-J. (1762). Du contrat social [The social contract] (G. D. H. Cole, Trans.). Public domain. http://www.constitution.org/jjr/socon.htm

Rousseau, J.-J. (1866). Émile, ou de l’éducation. Garnier Frères.

Soltan Beyad, M., & Melkonians, H. B. (2023). Cartesianism vs. empiricism: Johnson’s periodical essays and sermons through the philosophy of John Locke. Journal of English Literature and Cultural Studies, 3(4), 8–22.

Xuan, B. T. (2025). Proposal for policy orientations for the development of a lifelong learning law in Vietnam in the context of the development of a learning society. Hanoi Open University Journal of Science, 319–319.

Downloads

Publicado

2025-11-16

Como Citar

HUNG, T. Q. The Philosophy of Education of Jean-Jacques Rousseau and Its Application in Vietnam’s Educational Reforms. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 3, p. eK25042, 2025. DOI: 10.52521/kg.v22i3.16632. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/16632. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos