Amor e Educação Libertadores em bell hooks

Autores

  • Halina Leal Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

bell hooks, amor, educação, gênero, raça.

Resumo

bell hooks desenvolve suas reflexões sobre o amor e a educação, articulando questões teóricas com demandas de grupos socialmente subalternizados. hooks parte de experiências de quem vivenciou o lugar da margem na sociedade. Com suas narrativas reflexivas, ela nos convoca a pensar o amor e a educação para além de perspectivas egóicas e autocentradas para pensá-los enquanto campos de atuação política. Nessa perspectiva, buscarei analisar alguns aspectos do amor e da educação segundo a pensadora, com vistas à análise e compreensão da contribuição desses conceitos para a superação de distintas formas de opressão e de dominação sociais.

Palavras-chave: bell hooks, amor, educação, gênero, raça.

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Referências

DAVIDSON, Maria del Guadalupe and YANCY, George (eds.) Critical Perspectivas on bell hooks. New York and London: Routledge, 2009.

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hooks, bell. Teaching Community: a pedagogy of hope. New York and London: Routledge, 2003.

_________. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade; tradução Marcelo Brandão Cipolla. Rio de Janeiro: Editora Martins Fontes WMF, 2017. (1994)

_________. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020a. (2013)

_________. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020b. (2000)

_________. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

LEAL, H. Amor e Educação Libertadores em bell hooks. Kalagatos , [S. l.], v. 19, n. 1, p. eK22014, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8226. Acesso em: 28 mar. 2024.