Amor e Educação Libertadores em bell hooks

Authors

  • Halina Leal Universidade Regional de Blumenau

Keywords:

bell hooks, amor, educação, gênero, raça.

Abstract

bell hooks desenvolve suas reflexões sobre o amor e a educação, articulando questões teóricas com demandas de grupos socialmente subalternizados. hooks parte de experiências de quem vivenciou o lugar da margem na sociedade. Com suas narrativas reflexivas, ela nos convoca a pensar o amor e a educação para além de perspectivas egóicas e autocentradas para pensá-los enquanto campos de atuação política. Nessa perspectiva, buscarei analisar alguns aspectos do amor e da educação segundo a pensadora, com vistas à análise e compreensão da contribuição desses conceitos para a superação de distintas formas de opressão e de dominação sociais.

Palavras-chave: bell hooks, amor, educação, gênero, raça.

Downloads

Download data is not yet available.

References

DAVIDSON, Maria del Guadalupe and YANCY, George (eds.) Critical Perspectivas on bell hooks. New York and London: Routledge, 2009.

hooks, bell. Salvation: Black People and Love. New York: Harper Perennial, 2001.

_________. Communion: The Female Search for Love. New York: Harper Perennial, 2003.

_________. Outlaw Culture. Resisting Representations. Nova Iorque: Routledge, 2006.

hooks, bell. Teaching Community: a pedagogy of hope. New York and London: Routledge, 2003.

_________. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade; tradução Marcelo Brandão Cipolla. Rio de Janeiro: Editora Martins Fontes WMF, 2017. (1994)

_________. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020a. (2013)

_________. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2020b. (2000)

_________. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

Published

2022-07-11

How to Cite

LEAL, H. Amor e Educação Libertadores em bell hooks. Kalagatos, [S. l.], v. 19, n. 1, p. eK22014, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8226. Acesso em: 21 nov. 2024.