Sócrates: Diálogo e Educação

Autor/innen

  • José João Neves Barbosa Vicente Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Schlagworte:

Educação, diálogo, liberdade, pensamento, Sócrates.

Abstract

A proposta desta reflexão é destacar a importância e o valor do diálogo nas práticas educativas.  Como já foi dito várias vezes, a educação é uma das atividades humanas essenciais, mas é preciso ressaltar de forma persistente que, quando realizada na ausência do diálogo, ela corre sério risco de se transformar em um mero processo de doutrinação e de imposição de ideias ou opiniões. Nesse sentido, além de não contribuir para promover o pensar crítico e autônomo, a educação modela o indivíduo de acordo com padrões e formas pré-estabelecidos. Os argumentos utilizados aqui para fundamentar essa reflexão estão alicerçados no pensamento de Sócrates, mas a partir dos estudos realizados por alguns autores sobre suas ideias como foram transmitidas pelos seus discípulos, uma vez que não existe escritos cuja autoria é atribuída a ele.   

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

José João Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Literaturhinweise

BENOIT, Alcides Hector Rodriguez. Sócrates o nascimento da razão negativa. São Paulo: Moderna, 1996.

BUITRAGO, José Penalva. El maestro como mediador axiológico en el pensamiento de Platón. Educación, XXl( 8), 201-214, 2005.

COLLINA, Beatrice. Sócrates: maestro de vida y de filosofia. Trad. Irene Oliva Luque. Barcelona: Batiscafo, 2016.

CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, São Paulo: Cortez, 2014.

DUHOT, Jean-Joel. Sócrates ou o despertar da consciência. Trad. Paulo Menezes. São Paulo: Loyola, 2004.

FERREIRA, Stephânia Beatriz., FERREIRA, Dayana Vieira., BATISTA, Gustavo Araújo. Sócrates: a defesa da filosofia aplicada à educação para a vida reflexiva – algumas considerações para a autoformação ético-política do educador. Cadernos da FUCAMP, 10(12), 49-64, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI Jr., Paulo. Sócrates: pensador e educador: a filosofia do conhece-te a ti mesmo. São Paulo: Cortez, 2015.

GUSDORF, Georges. Professores, para quê?: para uma pedagogia da pedagogia. Trad. MF. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: UNI¬MEP, 1999.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KOHAN, Walter. Sócrates & a educação: o enigma da filosofia. Trad. Ingrid Müller Xa¬vier. Belo horizonte: Autêntica, 2011.

KOHAN, Walter. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Trad. Hélia Freitas. Belo horizonte: Autêntica, 2015.

KONDER, Leandro. Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2010.

MAGRINI, James M. Plato’s Socrates, philosophy and education. Springer, 2018.

MCPHERRAN, Mark L. Socrates, Plato, erôs, and liberal education. In: Brooke Christopher and Frazer, Elizabeth (Ed.). Ideas of Education Philosophy and politics from Plato to Dewey. Routledge, 2013.

MORIYÓN, Félix García. Pregunto, Dialogo, Aprendo: cómo hacer filosofía en el aula. Madrid: Ediciones de la Torre, 2014.

NOT, Louis. Ensinando a aprender: elementos da psicodidática geral. Trad. Carmem Guedes e Cláudia Signorini. São Paulo: Summus, 1993.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Critão, Menão, Hípias Maior e outros. In: Diálogos; v. I-II. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 1980.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Planeta, 2012.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCOTT, Gary Alan. Plato’s Socrates as educator. Albany: State University of New York Press, 2000.

VALERA-VILLEGAS. Gregorio. Sócrates y la enseñanza. La dialéctica socrática. Revista Pilquen. Sección Psicopedagogía. 16(1), 22-31, 2019.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Ética: a vida sem máscaras. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Pensando a educação com Sócrates, Platão e Rousseau. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016.

Veröffentlicht

2021-12-15

Zitationsvorschlag

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J. . Sócrates: Diálogo e Educação. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 9–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7332. Acesso em: 22 juli. 2024.