Narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre suas experiências com o adoecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15657

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Narrativas autobiográficas, Adoecimento, Escrita de si, Formação integral

Resumo

O presente artigo relata a experiência do projeto Círculo de Leitura e Escrita, desenvolvido com estudantes do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Manaus, no segundo semestre de 2024. O objetivo foi estimular a produção de textos autobiográficos que abordassem experiências com a doença, buscando promover reflexões sobre as implicações pessoais, familiares e sociais do adoecimento. A metodologia consistiu na realização de três rodas de conversa temáticas, nas quais foram utilizados recursos como apresentações de slides e textos para contextualizar os temas discutidos. Ao final de cada encontro, os estudantes compartilharam suas histórias e produziram narrativas escritas. A análise dos textos revelou categorias como: a doença ressignificando a vida; a convivência com a doença sem impacto significativo; a doença como obstáculo aos estudos; a doença como memória viva; e o surgimento da doença como alerta para mudanças nos hábitos de vida. O projeto evidenciou a importância da EJA como espaço de acolhimento e equidade, além de reafirmar o potencial transformador da escrita autobiográfica na construção de uma leitura crítica da realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Salatiel da Rocha Gomes, Universidade Federal do Amazonas

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Realizo Estágio Pós doutoral em Educação (UPF); Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/ICHL).

  • Jackeline Sarmento Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

    Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - UEA (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010). Atualmente, exerce o cargo efetivo de Pedagoga e Professora na rede municipal de Ensino de Manaus.

Referências

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. Barcelona: Laertes, 1994.

SONTAG, Susan. Doença como metáfora. AIDS e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Publicado

2025-09-01

Como Citar

Narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre suas experiências com o adoecimento. (2025). Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1-12. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15657