O coordenador pedagógico como agente formador de professores na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Educação infantil, Formação de professores

Resumo

Esse estudo teve como objetivo compreender o histórico profissional do coordenador pedagógico no Brasil e sua caracterização para exercer as atribuições no campo pedagógico e na formação de professores da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, assim, utilizou-se, para sua fundamentação, de alguns documentos legais e as pesquisas de Alves (2007), Guimarães (2011) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2008), dentre outros. Buscou-se compreender o histórico profissional do coordenador pedagógico no Brasil e sua caracterização para exercer as atribuições no campo pedagógico e na formação de professores da educação infantil. É de fundamental importância que haja mais apoio ao coordenador pedagógico quando o mesmo estiver em centros de educação infantil, onde é responsável pelas turmas, professores, funcionários e instituição, demanda que exige bastante de sua ação administrativa em detrimento de sua função natural e primordial, que é a pedagógica.

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Biografia do Autor

Dalila Santos de Sousa Brito, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará.

Referências

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Brito, D. S. de S. . (2022). O coordenador pedagógico como agente formador de professores na educação infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9154