Uma escola virtual por meio do blog: promovendo acessibilidade e inclusão

Autores

Palavras-chave:

Escola virtual, Acessibilidade, Tecnologia educativas, Inclusão, Blog

Resumo

O presente relato objetiva apresentar uma experiência educativa desenvolvida durante o período de isolamento social em detrimento da crise sanitária de Covid-19, por uma Escola Municipal de Fortaleza, Ceará. Em razão da readequação na modalidade de ensino, buscou-se alternativas para a continuidade das aulas e promoção de um ensino e aprendizagem eficaz e de qualidade. A escola constituiu um blog educativo, proporcionando acessibilidade e inclusão a comunidade escolar de forma virtual, enfatizando o desafio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos educandos com deficiência, oportunizando atendimentos na construção de saberes à superação das barreiras, auxiliando as famílias na elaboração e aplicação de tecnologias educativas de baixo custo e promoção de vínculos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diana Dantas Bezerra Mendes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Mídias na educação pela Universidade Federal do Ceará, Pedagoga e professora da rede municipal de Fortaleza desde 2001, atualmente atuando como professora de Sala de Recursos Multifuncional.

  • Ana Alice Coutinho de Araújo, World University Ecumenical

    Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú, Especialista em Neuropsicopedagogia: Transtornos Escolares e Práticas Inclusivas pela Faculdade do Maciço de Baturité , professora da rede municipal de Fortaleza desde 2016.

Referências

FORTALEZA, Diário Oficial do Município Nº16.711. Decreto nº 14.611, DE 17 DE março de 2020. Disponível em: https://diariooficial.fortaleza.ce.gov.br/?num-diario=16711&content-diario=&ano-diario=&mes-diario=07&captcha=8duNxf&current=. Acesso em: 12 set. 2022.

CASTRO, Mayara Alves de; ALVES, Maria Marly; CASTRO, Debora Dias de. Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.

FARIAS, Genilson de Azevedo; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de. (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4p. 1-11, 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. (2020). Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista de Educação, 4(2), 215-224. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026. Acesso em: 12 set. 2022.

LIMA, Maria do Socorro Nogueira Oliveira Filha; SILVA, Cecilia Maria Lima. Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.

SOUSA, D. R.; SILVA, R. N.; FANTACINI, R. A. F. Ensino colaborativo: benefícios e desafios. Educação, Batatais. v. 6, nº 3, p. 91-105, jul/dez 2016.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Uma escola virtual por meio do blog: promovendo acessibilidade e inclusão . (2022). Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1-8. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9083