Uma escola virtual por meio do blog: promovendo acessibilidade e inclusão
Palavras-chave:
Escola virtual, Acessibilidade, Tecnologia educativas, Inclusão, BlogResumo
O presente relato objetiva apresentar uma experiência educativa desenvolvida durante o período de isolamento social em detrimento da crise sanitária de Covid-19, por uma Escola Municipal de Fortaleza, Ceará. Em razão da readequação na modalidade de ensino, buscou-se alternativas para a continuidade das aulas e promoção de um ensino e aprendizagem eficaz e de qualidade. A escola constituiu um blog educativo, proporcionando acessibilidade e inclusão a comunidade escolar de forma virtual, enfatizando o desafio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos educandos com deficiência, oportunizando atendimentos na construção de saberes à superação das barreiras, auxiliando as famílias na elaboração e aplicação de tecnologias educativas de baixo custo e promoção de vínculos.
Downloads
Referências
FORTALEZA, Diário Oficial do Município Nº16.711. Decreto nº 14.611, DE 17 DE março de 2020. Disponível em: https://diariooficial.fortaleza.ce.gov.br/?num-diario=16711&content-diario=&ano-diario=&mes-diario=07&captcha=8duNxf¤t=. Acesso em: 12 set. 2022.
CASTRO, Mayara Alves de; ALVES, Maria Marly; CASTRO, Debora Dias de. Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.
FARIAS, Genilson de Azevedo; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de. (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4p. 1-11, 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. (2020). Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista de Educação, 4(2), 215-224. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026. Acesso em: 12 set. 2022.
LIMA, Maria do Socorro Nogueira Oliveira Filha; SILVA, Cecilia Maria Lima. Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.
SOUSA, D. R.; SILVA, R. N.; FANTACINI, R. A. F. Ensino colaborativo: benefícios e desafios. Educação, Batatais. v. 6, nº 3, p. 91-105, jul/dez 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diana Dantas Bezerra Mendes, Ana Alice Coutinho de Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.