Uma escola virtual por meio do blog: promovendo acessibilidade e inclusão
Palavras-chave:
Escola virtual, Acessibilidade, Tecnologia educativas, Inclusão, BlogResumo
O presente relato objetiva apresentar uma experiência educativa desenvolvida durante o período de isolamento social em detrimento da crise sanitária de Covid-19, por uma Escola Municipal de Fortaleza, Ceará. Em razão da readequação na modalidade de ensino, buscou-se alternativas para a continuidade das aulas e promoção de um ensino e aprendizagem eficaz e de qualidade. A escola constituiu um blog educativo, proporcionando acessibilidade e inclusão a comunidade escolar de forma virtual, enfatizando o desafio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos educandos com deficiência, oportunizando atendimentos na construção de saberes à superação das barreiras, auxiliando as famílias na elaboração e aplicação de tecnologias educativas de baixo custo e promoção de vínculos.
Downloads
Referências
FORTALEZA, Diário Oficial do Município Nº16.711. Decreto nº 14.611, DE 17 DE março de 2020. Disponível em: https://diariooficial.fortaleza.ce.gov.br/?num-diario=16711&content-diario=&ano-diario=&mes-diario=07&captcha=8duNxf¤t=. Acesso em: 12 set. 2022.
CASTRO, Mayara Alves de; ALVES, Maria Marly; CASTRO, Debora Dias de. Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.
FARIAS, Genilson de Azevedo; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de. (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4p. 1-11, 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. (2020). Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista de Educação, 4(2), 215-224. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026. Acesso em: 12 set. 2022.
LIMA, Maria do Socorro Nogueira Oliveira Filha; SILVA, Cecilia Maria Lima. Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.
SOUSA, D. R.; SILVA, R. N.; FANTACINI, R. A. F. Ensino colaborativo: benefícios e desafios. Educação, Batatais. v. 6, nº 3, p. 91-105, jul/dez 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diana Dantas Bezerra Mendes, Ana Alice Coutinho de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.