Crenças de alunos e de um professor sobre o uso do Chatclass

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Chatclass, Tecnologias digitais, Língua inglesa

Resumo

Diante do cenário pandêmico que impactou o ambiente escolar ao implantar o ensino remoto, o uso das tecnologias digitais foi intensificado no ensino-aprendizagem. O presente texto objetiva analisar as crenças de alunos e de um professor sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa, com foco no Chatclass no processo ensino-aprendizagem através da participação na Olimpíada de Língua Inglesa. Os participantes da pesquisa são 111 alunos e sua professora. Com uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa utilizando o google forms para a professora de língua inglesa e seus alunos, com o intuito de verificarmos se a plataforma favoreceu o aprendizado da Língua inglesa. Os dados mostram que tanto a professora quanto os alunos avaliam a plataforma como significativa, possibilitando a aprendizagem, facilitando o ensino e motivando a participação através da gamificação e de atividades atribuídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Cristiane Firmino Bezerra, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduação em LETRAS pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Marcos Nonato de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN; Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE; Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN 

Henrique Miguel de Lima Silva , Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado em ensino (UERN); Doutor e Mestre em Linguística (UFPB); Esp. em Linguística (FUNESO); Espe. Em Psicopedagogia (FNSL); Graduado em Letras Português; Inglês e suas Literaturas (UPE). Docente da UFPB e membro permanente do Mestrado em Linguística e Ensino da UFPB.

Referências

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de língua, Linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, vol. 7, n 1, p. 123-156, 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Brasil, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999. 394p.

CALADO, F.; SILVA, H. M. L. Semiótica na sala de aula: uma abordagem didática da semiótica como recurso de leitura de poemas em conjunto aspectos globais discursivos do texto. In: SILVA, H. M. L. (Org.). Da teoria à práxis: o PIBID língua portuguesa da UFPB. João Pessoa-PB: Ideia, 2020, v. 1, p. 123-140.

FARIAS, J. T. O.; SILVA, M. Z. M.; MELO, L. C. V.; SILVA, H. M. L. A educação a distância para o ensino e aprendizagem de alunos surdos em meio a pandemia covid -19. In: MAMEDES, R. F.; FRANÇA, H. R. (Orgs.). Da teoria à prática: estratégias inclusivas em contextos de aprendizagem. João Pessoa-PB: Sal da Terra, 2021, v. 10, p. 63-72.

GOLDBAUM, R. C. F. M.; SILVA, S. C.; SILVA, H. M. L.; FERRARI NETO, J.; ALMEIDA, P. M. N. S. Anaphoric processing of the null pronoun in bilingual brazilian portuguese-speaking (l1) learners of spanish (l2). International journal of development research, v. 12, p. 56900-569005, 2022.

LELES, K. C.; SILVA, H. M. L.; FREITAS, M. S. Considerações sobre a compreensão linguística e cultural no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Letras escreve, v. 4, p. 99-106, 2014.

MEDEIROS, J. A.; MEDEIROS, L. A. O que é Tecnologia? 2. ed. São Paulo, Brasiliense, 2010.

MENEZES, G. F.; SILVA, H. M. L. Ciberespaço, cibercultura e formação de jovens leitores: desafios e possibilidades no ensino médio. In: SILVA, H. M. L. (Org.). Da teoria à práxis: o PIBID língua portuguesa da UFPB. João Pessoa-PB: Ideia, 2020, v. 1, p. 18-32.

NASCIMENTO, N. M.; OLIVERIA, F. E.; OLIVEIRA, M. N. Crenças sobre o Ensino-aprendizagem de Línguas: um panorama das dissertações produzidas no Brasil. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 71-83, 2020.

ROCHA; M. S. G. M.; SILVA, H. M. L. A contribuição do estudo supervisionado no processo de aprendizagem: em busca da práxis. Mautirius: Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 141p.

SANCHO, J. M. [et al.]. Tradução Valério Campos. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS FILHO, E. C.; SILVA, H. M. L.; GOMES, A. E. F. O espaço de suspensão e o consequente conflito cultural. Revista inclusiones, v. Volumen 6, p. 9-20, 2019.

SILVA, H. M. L.. Da teoria à práxis: o pibid língua portuguesa da UFPB. João Pessoa-PB: Ideia, 2020. v. 1. 191p.

SILVA, H. M. L. Teoria e/ou prática docente no curso de letras língua inglesa na educação a distância ou presencial. Revista linguagens & letramentos, v. 5, p. 170-170, 2020.

SILVA, H. M. L.; SILVA, D. C. L.; ALMEIDA, E. P.; UCHOA, S. A. O.; CABRAL, S. A. A. O. Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano. Id on line. Revista de psicologia, v. 14, p. 327-342, 2020.

SILVA, H. M. L.; SILVA, D. C. L.; ROCHA, M. S. G. M.; SIMOES, A. B. G; PAZ JUNIOR, G. T.; UCHOA, S. A. O. (Orgs.). Estudos em linguística, literatura e educação: perspectivas interdisciplinares. João Pessoa: Ideia, 2020. v. 1. 154p.

SILVA, M. L. Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo horizonte: Autêntica, 2008.

SIMÕES, A. B. G.; SILVA, H. M. L.; SILVA, D. C. L. ; VASCONCELOS, R. C. M. A contribuição dos recursos de coesão para o leitor durante o processo de construção da representação textual. Id on line. Revista de psicologia, v. 12, p. 12-48, 2018.

UCHOA, S. A. O.; OLIVEIRA, S. A. A.; SILVA, H. M. L.; OLIVEIRA, G. F. Humor e Significação: Revisitando Bases Teóricas. Id on line. Revista de psicologia, v. 12, p. 22-37, 2018.

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Bezerra, E. C. F. ., Oliveira, M. N. de ., & Silva , H. M. de L. . (2022). Crenças de alunos e de um professor sobre o uso do Chatclass. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9065