Crenças de alunos e de um professor sobre o uso do Chatclass
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Chatclass, Tecnologias digitais, Língua inglesaResumo
Diante do cenário pandêmico que impactou o ambiente escolar ao implantar o ensino remoto, o uso das tecnologias digitais foi intensificado no ensino-aprendizagem. O presente texto objetiva analisar as crenças de alunos e de um professor sobre a utilização das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa, com foco no Chatclass no processo ensino-aprendizagem através da participação na Olimpíada de Língua Inglesa. Os participantes da pesquisa são 111 alunos e sua professora. Com uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa utilizando o google forms para a professora de língua inglesa e seus alunos, com o intuito de verificarmos se a plataforma favoreceu o aprendizado da Língua inglesa. Os dados mostram que tanto a professora quanto os alunos avaliam a plataforma como significativa, possibilitando a aprendizagem, facilitando o ensino e motivando a participação através da gamificação e de atividades atribuídas.
Downloads
Referências
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de língua, Linguística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, vol. 7, n 1, p. 123-156, 2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Brasil, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999. 394p.
CALADO, F.; SILVA, H. M. L. Semiótica na sala de aula: uma abordagem didática da semiótica como recurso de leitura de poemas em conjunto aspectos globais discursivos do texto. In: SILVA, H. M. L. (Org.). Da teoria à práxis: o PIBID língua portuguesa da UFPB. João Pessoa-PB: Ideia, 2020, v. 1, p. 123-140.
FARIAS, J. T. O.; SILVA, M. Z. M.; MELO, L. C. V.; SILVA, H. M. L. A educação a distância para o ensino e aprendizagem de alunos surdos em meio a pandemia covid -19. In: MAMEDES, R. F.; FRANÇA, H. R. (Orgs.). Da teoria à prática: estratégias inclusivas em contextos de aprendizagem. João Pessoa-PB: Sal da Terra, 2021, v. 10, p. 63-72.
GOLDBAUM, R. C. F. M.; SILVA, S. C.; SILVA, H. M. L.; FERRARI NETO, J.; ALMEIDA, P. M. N. S. Anaphoric processing of the null pronoun in bilingual brazilian portuguese-speaking (l1) learners of spanish (l2). International journal of development research, v. 12, p. 56900-569005, 2022.
LELES, K. C.; SILVA, H. M. L.; FREITAS, M. S. Considerações sobre a compreensão linguística e cultural no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Letras escreve, v. 4, p. 99-106, 2014.
MEDEIROS, J. A.; MEDEIROS, L. A. O que é Tecnologia? 2. ed. São Paulo, Brasiliense, 2010.
MENEZES, G. F.; SILVA, H. M. L. Ciberespaço, cibercultura e formação de jovens leitores: desafios e possibilidades no ensino médio. In: SILVA, H. M. L. (Org.). Da teoria à práxis: o PIBID língua portuguesa da UFPB. João Pessoa-PB: Ideia, 2020, v. 1, p. 18-32.
NASCIMENTO, N. M.; OLIVERIA, F. E.; OLIVEIRA, M. N. Crenças sobre o Ensino-aprendizagem de Línguas: um panorama das dissertações produzidas no Brasil. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 71-83, 2020.
ROCHA; M. S. G. M.; SILVA, H. M. L. A contribuição do estudo supervisionado no processo de aprendizagem: em busca da práxis. Mautirius: Novas Edições Acadêmicas, 2020. v. 1. 141p.
SANCHO, J. M. [et al.]. Tradução Valério Campos. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS FILHO, E. C.; SILVA, H. M. L.; GOMES, A. E. F. O espaço de suspensão e o consequente conflito cultural. Revista inclusiones, v. Volumen 6, p. 9-20, 2019.
SILVA, H. M. L.. Da teoria à práxis: o pibid língua portuguesa da UFPB. João Pessoa-PB: Ideia, 2020. v. 1. 191p.
SILVA, H. M. L. Teoria e/ou prática docente no curso de letras língua inglesa na educação a distância ou presencial. Revista linguagens & letramentos, v. 5, p. 170-170, 2020.
SILVA, H. M. L.; SILVA, D. C. L.; ALMEIDA, E. P.; UCHOA, S. A. O.; CABRAL, S. A. A. O. Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano. Id on line. Revista de psicologia, v. 14, p. 327-342, 2020.
SILVA, H. M. L.; SILVA, D. C. L.; ROCHA, M. S. G. M.; SIMOES, A. B. G; PAZ JUNIOR, G. T.; UCHOA, S. A. O. (Orgs.). Estudos em linguística, literatura e educação: perspectivas interdisciplinares. João Pessoa: Ideia, 2020. v. 1. 154p.
SILVA, M. L. Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo horizonte: Autêntica, 2008.
SIMÕES, A. B. G.; SILVA, H. M. L.; SILVA, D. C. L. ; VASCONCELOS, R. C. M. A contribuição dos recursos de coesão para o leitor durante o processo de construção da representação textual. Id on line. Revista de psicologia, v. 12, p. 12-48, 2018.
UCHOA, S. A. O.; OLIVEIRA, S. A. A.; SILVA, H. M. L.; OLIVEIRA, G. F. Humor e Significação: Revisitando Bases Teóricas. Id on line. Revista de psicologia, v. 12, p. 22-37, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eva Cristiane Firmino Bezerra, Marcos Nonato de Oliveira, Henrique Miguel de Lima Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.