Educação Infantil: o brincar no ambiente virtual da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Brincar, Educação Infantil, Ambiente Virtual, COVID-19

Resumo

Este estudo visa investigar como se deu o brincar nas aulas de educação infantil de forma remota, tendo em vista a importância da continuidade da interação e da brincadeira para o aprendizado nessa etapa educacional durante a pandemia da COVID-19. O procedimento metodológico se deu por meio da revisão integrativa com análise de conteúdo.  Assim, verificou-se que o brincar ocorreu de maneiras variadas no cotidiano familiar viabilizado pelas plataformas virtuais. Neste emergente e novo cenário educacional o docente foi o principal mediador do processo, envolvendo na sua prática a escuta ativa da criança, trabalhando o corpo brincante, imaginação e oralidade durante os encontros virtuais.

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Biografia do Autor

Leidiane de Sousa Oliveira, Faculdade IEDUCARE

Estudante concludente do Curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare.

Maria Gleice Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em formação de professores (UECE); mestrado em educação (UFC); graduação em Pedagogia (UVA). Atualmente, professora temporária no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e docente horista na Faculdade Ieducare - FIED.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Oliveira, L. de S. ., & Rodrigues, M. G. . (2022). Educação Infantil: o brincar no ambiente virtual da COVID-19. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9011