Educação Infantil: o brincar no ambiente virtual da COVID-19
Palavras-chave:
Brincar, Educação Infantil, Ambiente Virtual, COVID-19Resumo
Este estudo visa investigar como se deu o brincar nas aulas de educação infantil de forma remota, tendo em vista a importância da continuidade da interação e da brincadeira para o aprendizado nessa etapa educacional durante a pandemia da COVID-19. O procedimento metodológico se deu por meio da revisão integrativa com análise de conteúdo. Assim, verificou-se que o brincar ocorreu de maneiras variadas no cotidiano familiar viabilizado pelas plataformas virtuais. Neste emergente e novo cenário educacional o docente foi o principal mediador do processo, envolvendo na sua prática a escuta ativa da criança, trabalhando o corpo brincante, imaginação e oralidade durante os encontros virtuais.
Downloads
Referências
ADERNE, A. da S. F.; FERREIRA, T. da S. Educação em tempos de pandemia: (re)vivências na educação infantil durante o distanciamento social. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16184. Acesso em: 10 nov. 2021.
ALMEIDA, M. T. P. de. Brincar, amar e viver. Assis-SP: Storbem Gráfica e Editora, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil. Acesso em: 11 out. 2021.
FRANCO, Z. G. E.; NOGUEIRA, E. M. L.; PRATA, W. de A. Educação infantil no contexto amazônico: experiências em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 244-268, jan./jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/78988. Acesso em: 14 nov. 2021.
GAMA, C. V. N. da; CERQUEIRA, M. M. de A.; ZAMPIER, P. da P. Educação infantil em tempos de pandemia: quando uma máquina do tempo aproxima as distâncias. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1. p. 522-548, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/55378. Acesso em: 25 nov. 2021.
MENDES. K. D; SILVEIRA. R. C. C; GALVÃO. C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.17, n. 4, p. 758-64, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 out. 2021.
PACHECO, M. A. L.; CAVALCANTE, P. V.; SANTIAGO,
R. G. F. P. A BNCC e a importância do brincar na Educação
Infantil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.
PINHEIRO, M. N. dos S.; RODRIGUES, T. A.; MESQUITA,
E. S. Educação infantil e atendimento remoto: ressignificando tempos,
espaços e materiais. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021.
REIS, E. A. dos; STEVANATO, P. de A. A.; MENEGASSO, M. G. de L. Práticas educativas em tempos de pandemia: relato de experiência. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-8. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16178. Acesso em: 26 mar. 2021.
RIBEIRO, P. Crianças e Distanciamento Social: breve análise de uma proposta pública para a Educação Infantil. Sociedade e Infâncias, v. 4, p. 239-241. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/SOCI/article/view/69626. Acesso em 6 jul. 2020.
SALOMÃO, D. A. A educação infantil no cenário desafiador da pandemia da
Covid-19. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.
SILVEIRA, J. O teletrabalho coletivo durante a pandemia da covid-19: um relato de experiência na educação infantil de Florianópolis. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 316-332, jan./jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/76802. Acesso em: 25 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leidiane de Sousa Oliveira, Maria Gleice Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.