O Sobrado Canela Preta: memória e educação na cidade de Icó-CE

Autores

Palavras-chave:

Memória., Educação., Cultura.

Resumo

O objeto deste artigo procura analisar a relação memória e educação tomando por referência o Sobrado Canela Preta situado no Município de Icó-Ce. No ano de 2005 o espaço passa a abrigar um Núcleo de Música passando a ser identificado como espaço educativo. O debate teve como principais referências Nora (1993), discutindo sobre lugares formativos e educativos, Bosi (2003) tratando sobre a formação da identidade a partir da memória, além do material produzido pelo IPHAN com importantes contribuições sobre a história do sobrado.  A análise se baseou em uma abordagem de pesquisa qualitativa, usando a pesquisa exploratória como referência para mapear a história do Sobrado Canela Preta. Na fase de análise do material selecionado identificamos poucas produções sobre a memória histórica do espaço e sua relação com a cidade.

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Biografia do Autor

Inaiara Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Aluna do curso de Pedagogia FECLI/UECE

Maryland Bessa Pereira Maia, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Professora do Curso de Pedagogia FECLI/UECE

Referências

BOSI, E. Tempo vivo da memória. São Paulo, Ateliê, 2003.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

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NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.

RÜSEN, J. Western Historical Debate. An Intercultural Debate. Oxford: Berghahn Books, 2002.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Silva, I. F. da, & Maia, M. B. P. (2022). O Sobrado Canela Preta: memória e educação na cidade de Icó-CE. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/9009