Vamos construir uma peteca! O brincar e suas possibilidades
Palavras-chave:
Brincadeiras, Educação infanti, Cultura popular, Política de vínculos, Protagonismo infantilResumo
O presente resumo tem como objetivo, relatar uma vivência por meio do ensino remoto, com crianças de 3 anos de uma creche do Estado do Ceará. A proposta se deu a partir da necessidade de ofertar vivências de forma significativas que ressaltam as brincadeiras. Com base na BNCC (2017) e contemplando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se. O convite se deu por meio do grupo de WhatsApp, um vídeo explicativo de como construir uma peteca, como também foi disponibilizado para as famílias o material para construção do brinquedo. Cada criança revelou o seu protagonismo e pertencimento na construção da peteca. Contamos com o envolvimento das famílias, mostrando que a parceria escola e família é fundamental para desenvolvimento integral das crianças. Concluímos que o brincar é uma linguagem nata da criança, é na brincadeira que a criança desenvolve suas habilidades e expressa suas emoções.
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Referências
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