O Ensino da Matemática na modalidade EaD
Palavras-chave:
Matemática., Ensino-aprendizagem., Ensino à Distância.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de um estudo bibliográfico, o processo de Ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática na modalidade EaD (Educação a Distância). O intuito principal desta pesquisa é discutir os pontos relevantes presentes na abordagem pedagógica utilizada. Dentre os resultados encontrados nos registros literários disponíveis acerca do tema, podemos destacar a eficiência do ensino remoto no incentivo à autonomia e protagonismo dos discentes, diminuindo significativamente a relação de dependência entre aluno/professor, bem como a real necessidade de uma revisão (atualização) das estratégias didáticas utilizadas, investimento na capacitação de professores e universalização do acesso às tecnologias.
Downloads
Referências
BRAGA, E. S. O; RÔÇAS, G.. Ensino de Matemática na Educação a Distância: Estado do Conhecimento nas Produções da Revista EaD em Foco nos últimos 10 anos. EaD em Foco, v.10, p. e974, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/974. Acesso em: 18 out. 2022.
CAMARGOS, H. S. DE; IGREJA, C. L. V. DE S. O uso do simulador PhET para o ensino da matemática. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 4–11, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/12770. Acesso em: 18 out. 2022.
MORAIS, T. M. R., FERNANDES, S. H. A. A. Em Tempos de Pandemia, um Olhar Reflexivo para a Educação Matemática Inclusiva na Educação Básica Envolvendo o Ensino na Modalidade à Distância. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM, v. 14 n. 3-esp, p. 312-319, 2021. Disponível em: https:// jieem.pgsskroton.com.br/issue/view/453. Acesso em: 18 out. 2022.
NISHIO, A. L.; HORA, D. M. Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015). Revista de Educação, Ciência e Cultura - RECC, v. 23, n. 3, p. 67-80, 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4152. Acesso em: 18 out. 2021.
RESENDE, M. A.; MARTINS, L. G. Wolfram|Alpha: um mecanismo de busca no auxílio do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática na educação a distância. Revista BOEM, v. 6, n. 11, p. 432-448, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11730. Acesso em: 18 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Angélica de Lima Souza, Luzia Clara Alves de Souza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.