O Ensino da Matemática na modalidade EaD
Palavras-chave:
Matemática., Ensino-aprendizagem., Ensino à Distância.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de um estudo bibliográfico, o processo de Ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática na modalidade EaD (Educação a Distância). O intuito principal desta pesquisa é discutir os pontos relevantes presentes na abordagem pedagógica utilizada. Dentre os resultados encontrados nos registros literários disponíveis acerca do tema, podemos destacar a eficiência do ensino remoto no incentivo à autonomia e protagonismo dos discentes, diminuindo significativamente a relação de dependência entre aluno/professor, bem como a real necessidade de uma revisão (atualização) das estratégias didáticas utilizadas, investimento na capacitação de professores e universalização do acesso às tecnologias.
Downloads
Referências
BRAGA, E. S. O; RÔÇAS, G.. Ensino de Matemática na Educação a Distância: Estado do Conhecimento nas Produções da Revista EaD em Foco nos últimos 10 anos. EaD em Foco, v.10, p. e974, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/974. Acesso em: 18 out. 2022.
CAMARGOS, H. S. DE; IGREJA, C. L. V. DE S. O uso do simulador PhET para o ensino da matemática. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 4–11, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/12770. Acesso em: 18 out. 2022.
MORAIS, T. M. R., FERNANDES, S. H. A. A. Em Tempos de Pandemia, um Olhar Reflexivo para a Educação Matemática Inclusiva na Educação Básica Envolvendo o Ensino na Modalidade à Distância. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM, v. 14 n. 3-esp, p. 312-319, 2021. Disponível em: https:// jieem.pgsskroton.com.br/issue/view/453. Acesso em: 18 out. 2022.
NISHIO, A. L.; HORA, D. M. Formação continuada de professores de Matemática, Tecnologias Digitais e Ensino a Distância: levantamento de pesquisas (2011 – 2015). Revista de Educação, Ciência e Cultura - RECC, v. 23, n. 3, p. 67-80, 2018. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4152. Acesso em: 18 out. 2021.
RESENDE, M. A.; MARTINS, L. G. Wolfram|Alpha: um mecanismo de busca no auxílio do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de matemática na educação a distância. Revista BOEM, v. 6, n. 11, p. 432-448, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11730. Acesso em: 18 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Angélica de Lima Souza, Luzia Clara Alves de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.