Estágio de psicologia no AEE municipal: trilhando caminhos, galgando oportunidades
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, PsicologiaResumo
A autora apresenta sua experiência nos três primeiros meses do Programa Jovens Talentos/2022, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, como estagiária de Psicologia na organização do Atendimento Educacional Especializado - AEE e na articulação de ações para uma escola inclusiva na EM Infante Rosalina Rodrigues. Por meio da observação participante, foram realizados registros de campo, coleta de dados e aplicação de entrevistas semiestruturadas a fim de conhecer a organização da escola e as relações que nela existem. Ao organizar e cruzar os dados coletados, já foi possível identificar questões-chave (desafio/oportunidade) na escola: problemas de aprendizagem de alunos neurotípicos ou não; elevado número de alunos com TEA; inclusão de alunos com deficiência nos diferentes ambientes da escola; adesão às sessões de AEE. A experiência vivida pela autora é desafiadora: o caminho do psicólogo no AEE está sendo trilhado com a experiência presente, pois essa função ainda não existe na equipe municipal.
Downloads
Referências
ANTUNES, C. O autismo, a afetividade e a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em 22 de julho de 2022.
JACAUNA, Antônio F. N; SILVA, Flavia Junqueira. da; SILVA, Lázara Cristina da. Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão. Editora Científica Digital. 2021. Disponível em https://www.editoracientifica.org/articles/code/210604984. Acesso em 08 de julho de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kélvia Canuto Martins de Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.