Estágio de psicologia no AEE municipal: trilhando caminhos, galgando oportunidades

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Psicologia

Resumo

A autora apresenta sua experiência nos três primeiros meses do Programa Jovens Talentos/2022, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, como estagiária de Psicologia na organização do Atendimento Educacional Especializado - AEE e na articulação de ações para uma escola inclusiva na EM Infante Rosalina Rodrigues. Por meio da observação participante, foram realizados registros de campo, coleta de dados e aplicação de entrevistas semiestruturadas a fim de conhecer a organização da escola e as relações que nela existem. Ao organizar e cruzar os dados coletados, já foi possível identificar questões-chave (desafio/oportunidade) na escola: problemas de aprendizagem de alunos neurotípicos ou não; elevado número de alunos com TEA; inclusão de alunos com deficiência nos diferentes ambientes da escola; adesão às sessões de AEE. A experiência vivida pela autora é desafiadora: o caminho do psicólogo no AEE está sendo trilhado com a experiência presente, pois essa função ainda não existe na equipe municipal.

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Biografia do Autor

Kélvia Canuto Martins de Albuquerque, Centro Universitário Estácio do Ceará

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará; é estagiária contratada por meio da Seleção Pública Para a Prefeitura de Fortaleza (Programa Jovens Talentos) atuando no Atendimento Educacional Especializado – AEE na EM Infante Rosalina Rodrigues.

Referências

ANTUNES, C. O autismo, a afetividade e a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

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BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em 22 de julho de 2022.

JACAUNA, Antônio F. N; SILVA, Flavia Junqueira. da; SILVA, Lázara Cristina da. Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão. Editora Científica Digital. 2021. Disponível em https://www.editoracientifica.org/articles/code/210604984. Acesso em 08 de julho de 2022.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Albuquerque, K. C. M. de. (2022). Estágio de psicologia no AEE municipal: trilhando caminhos, galgando oportunidades. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8972