A disciplina de história no novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE
Palavras-chave:
Educação., Novo Ensino Médio., Atuação docente.Resumo
Este trabalho visa a refletir sobre o lugar da disciplina de História frente ao Novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE, em especial na EEMTI Padre Luís Filgueiras. Assim, tal estudo se fez com a utilização de leituras, embasamentos teóricos e entrevistas para sedimentar os fundamentos sobre a educação, buscando compreender a atual luta dos professores do ensino público perante as novas formas trazidas e implementadas pelo Novo Ensino Médio no Ceará, notadamente no campo de atuação do professor de História, cujo teor se mostra indispensável para reflexões. Nesse contexto, intentamos analisar as formas como a referida escola tem atravessado tais desafios e de que maneira o professor da referida área tem resistido face a tal implementação. O estudo sinalizou para as resistências diárias realizadas pelo professorado como forma de enfrentamento ao desmanche dos temas voltados à educação.
Downloads
Referências
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª edição. São Paulo: Paz e terra, 1996.
MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A construção da memória histórica santanense a partir da atuação pedagógica do Museu de Paleontologia (1985- 2016). Mestrado Profissional em Educação- URCA. Crato-CE, 2019. Disponível em: http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/images/pdfs/disseredilanio.pdf.
Acesso em: 12 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edilânio Rodrigues Macário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.