A disciplina de história no novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE

Autores

Palavras-chave:

Educação., Novo Ensino Médio., Atuação docente.

Resumo

Este trabalho visa a refletir sobre o lugar da disciplina de História frente ao Novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE, em especial na EEMTI Padre Luís Filgueiras. Assim, tal estudo se fez com a utilização de leituras, embasamentos teóricos e entrevistas para sedimentar os fundamentos sobre a educação, buscando compreender a atual luta dos professores do ensino público perante as novas formas trazidas e implementadas pelo Novo Ensino Médio no Ceará, notadamente no campo de atuação do professor de História, cujo teor se mostra indispensável para reflexões. Nesse contexto, intentamos analisar as formas como a referida escola tem atravessado tais desafios e de que maneira o professor da referida área tem resistido face a tal implementação. O estudo sinalizou para as resistências diárias realizadas pelo professorado como forma de enfrentamento ao desmanche dos temas voltados à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilânio Rodrigues Macário , Universidade Regional do Cariri

Mestrado em Educação pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Atua como Professor do Departamento de História na Universidade Regional do Cariri – URCA.

Referências

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª edição. São Paulo: Paz e terra, 1996.

MACÁRIO, Edilânio Rodrigues. A construção da memória histórica santanense a partir da atuação pedagógica do Museu de Paleontologia (1985- 2016). Mestrado Profissional em Educação- URCA. Crato-CE, 2019. Disponível em: http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/images/pdfs/disseredilanio.pdf.

Acesso em: 12 set. 2022.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Macário , E. R. (2022). A disciplina de história no novo Ensino Médio em Nova Olinda-CE. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8942