Ensino técnico industrial na região centro-sul: UNED Cedro-CE (1986)
Palavras-chave:
Ensino Industrial, Instituição Escolar, ETFCE, UNED, Cedro-CEResumo
Descrever os caminhos que levaram à criação da primeira Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) do interior do estado do Ceará em 1986 para a formação em ensino técnico industrial é objetivo central deste texto. Nosso arcabouço teórico-metodológico conta com os estudos de Luiz Antônio Cunha (2005), sobre o ensino profissional no período de avanço da industrialização do Brasil; Leandro Neto (2013) em sua pesquisa doutoral sobre a UNED-Cedro no Ceará e Paolo Nosella e Ester Buffa (2013) sobre como realizar pesquisas de instituições escolares. Portanto, uma pesquisa bibliográfica. Nossos resultados preliminares de Iniciação Científica, indicam que os acordos MEC e Escola Técnica Federal do Ceará – ETFCE em Fortaleza, fomentaram a instalação de duas UNED nas regiões Centro-Sul e Sul do estado do Ceará. Concluímos que a primeira escola industrial federal do Ceará foi a UNED em Cedro-CE seguida de Juazeiro do Norte.
Downloads
Referências
NOSELA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições Escolares: por que e como pesquisar. 2 ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.
LEANDRO NETO, Raimundo. A expansão do ensino técnico industrial da Rede Federal no Ceará: o caso do IFCE campus de Cedro (1986-1999). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2013. Disponível em: https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/visualiza.php?cod=MTA0Nw==. Acesso em: 24 ago. 2022.
CUNHA, Luiz Antônio. O Ensino Profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joilson Silva de Sousa, Taís Ferreira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.