Projeto de leitura “Sacola de Histórias”
Palavras-chave:
Literacia Familiar;, Hábito Leitor;, Vínculo Escolar.Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência envolvendo o projeto de leitura “Sacola de Histórias”, realizado com crianças da educação infantil, da faixa etária entre quatro e cinco anos em uma escola municipal no interior de São Paulo durante a pandemia do coronavírus. O objetivo foi proporcionar momentos de contato e interação entre crianças, livros e adultos durante o período de restrição social, visando também, fortalecer o vínculo família e escola. O seu desenvolvimento aconteceu a partir do segundo semestre de 2021 após a retomada das atividades presenciais, ainda no sistema híbrido de ensino. Após quatro meses de incentivo à leitura, realizamos uma avaliação do projeto pelos responsáveis obtendo devolutivas positivas que contribuíram para a manutenção e continuidade da Sacola de Histórias. Ressaltamos o impacto positivo causado no hábito leitor das famílias, na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, no desenvolvimento da linguagem e no acesso à literatura na primeira infância.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: Guia de Literacia Familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cecília Massako Nomiso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.