Projeto de leitura “Sacola de Histórias”

Autores

Palavras-chave:

Literacia Familiar;, Hábito Leitor;, Vínculo Escolar.

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência envolvendo o projeto de leitura “Sacola de Histórias”, realizado com crianças da educação infantil, da faixa etária entre quatro e cinco anos em uma escola municipal no interior de São Paulo durante a pandemia do coronavírus. O objetivo foi proporcionar momentos de contato e interação entre crianças, livros e adultos durante o período de restrição social, visando também, fortalecer o vínculo família e escola. O seu desenvolvimento aconteceu a partir do segundo semestre de 2021 após a retomada das atividades presenciais, ainda no sistema híbrido de ensino. Após quatro meses de incentivo à leitura, realizamos uma avaliação do projeto pelos responsáveis obtendo devolutivas positivas que contribuíram para a manutenção e continuidade da Sacola de Histórias. Ressaltamos o impacto positivo causado no hábito leitor das famílias, na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças, no desenvolvimento da linguagem e no acesso à literatura na primeira infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Massako Nomiso, Universidade Estadual Paulista

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica (2022), atua como professora de Educação Infantil na rede municipal de Bauru e realiza pesquisas sobre a infância, cultura japonesa e seus elementos lúdicos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Conta pra Mim: Guia de Literacia Familiar. - Brasília: MEC, SEALF, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2007.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Nomiso, C. M. . (2022). Projeto de leitura “Sacola de Histórias” . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8925

Edição

Seção

Relato de experiência