Ensino e aprendizagem da geometria na formação de professores
Palavras-chave:
Curso de extensão., Geometria., Ensino e aprendizagem., Formação docente., Prática pedagógica.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar as contribuições de um curso de extensão como produto educacional da pesquisa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante o segundo semestre de 2016, para os processos de ensino e aprendizagem da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se essa atividade formativa em uma universidade particular, estado do Rio de Janeiro, com a participação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e estudantes do curso de Pedagogia. As atividades vivenciadas no curso de extensão “Geometria: um enfoque nos anos iniciais do ensino fundamental” oportunizaram aos participantes aprender e ressignificar seus conhecimentos matemáticos sobre a geometria em duas vertentes: Conteúdo e Prática. O grupo participante da formação aprofundou os conceitos geométricos estudados na sua trajetória estudantil na educação básica através de atividades práticas realizadas nos encontros do curso de extensão e posterior vivência em aulas de matemática em turmas dos anos iniciais.
Downloads
Referências
BARROS, R. C. P.; PAVANELLO, R. M. Relações entre figuras geométricas planas e espaciais no ensino fundamental: o que diz a BNCC? Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 11-19, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.
GRANDO, R. C.; NACARATO, A. M.; GONÇALVES, L. M. G. Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos. Cadernos CEDES, Campinas, v. 28, n. 74, p. 39-56, jan./abr.2008.
PAVANELLO, R. M. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições da pesquisa para o trabalho escolar. In: PAVANELLO, R. M. (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: SBEM, 2004, p.129 - 143.
POZEBON, S. et al. A formação de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma discussão a partir de uma atividade de ensino de geometria. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p. 48-60, 2013.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiana Polessa Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.