Condições do trabalho docente na Educação Especial: primórdios e atualidade

Autores

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente., Educação Especial., Atendimento Educacional Especial.

Resumo

Este escrito tem por objetivo refletir as condições do trabalho docente na Educação Especial, partindo do surgimento desse segmento de professores no Brasil até os dias atuais. A metodologia consistiu numa pesquisa do tipo bibliográfica, na abordagem qualitativa, baseando-se nos estudos de Gondra e Schueller (2008), Mazzotta (2011), Januzzi (2012), dentre outros autores que tratam da temática. Como resultados, constatamos que o início da profissão docente na Educação Especial foi marcado por dificuldades estruturais, materiais e financeiras, porém, com o surgimento da perspectiva inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado, notam-se avanços nas condições de trabalho desses professores, muito embora ainda sinalizem falhas e dificuldades de diferentes ordens até os dias de hoje.

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Biografia do Autor

Thiago Falcão Solon, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UECE. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Referências

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Solon, T. F. . (2022). Condições do trabalho docente na Educação Especial: primórdios e atualidade. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8922