Alimentação Saudável, indispensável ao desenvolvimento infantil

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Alimentação, Brincadeira, Lúdico

Resumo

Este estudo apresenta vivências realizadas na Escola Tancredo Neves do município de Caucaia-CE, no ano de 2018, sobre o projeto quarta da fruta desenvolvido com crianças do Infantil II ao V. A abordagem foi realizada através de observações sobre o alto consumo de alimentos industrializados na primeira infância. Dessa forma, o objetivo geral foi desenvolver a conscientização das famílias e das crianças para uma alimentação saudável. As metodologias foram aplicadas através de brincadeiras, diálogos, narrativas de histórias, vídeos, musicalização e a degustação dos alimentos, tornando-se possível desenvolver experiências lúdicas e significativas, em que as crianças, cantaram, dançaram e entenderam as diferenças entre alimentação saudável e aquela que não faz bem à saúde. Os resultados obtidos foram satisfatórios e observados através de relatos das famílias e das próprias criança, que passaram a compreender a importância de comer frutas para o seu desenvolvimento físico e cognitivo de uma forma mais prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deysianny Cristina de Souza Uchoa, Educaler University

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2001). Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2016) e Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University (2022).

Yara Ferreira Lopes Marques, Educaler University

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2003). Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University (2022).

Suellen Nogueira Alves, Universidade Estadual do Vale do Acaraú

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Especialização em Educação Infantil pela Fatene.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CALMÉLS, Daniel. Infâncias do corpo. São Paulo: Phorte, 2022.

HORN, M. G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

PEREZ, Tereza (org.). Diálogo escola-família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. São Paulo:

Moderna, 2019.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Uchoa, D. C. de S., Marques, Y. F. L., & Alves, S. N. (2022). Alimentação Saudável, indispensável ao desenvolvimento infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–3. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8919