Alimentação Saudável, indispensável ao desenvolvimento infantil
Palavras-chave:
Aprendizagem, Alimentação, Brincadeira, LúdicoResumo
Este estudo apresenta vivências realizadas na Escola Tancredo Neves do município de Caucaia-CE, no ano de 2018, sobre o projeto quarta da fruta desenvolvido com crianças do Infantil II ao V. A abordagem foi realizada através de observações sobre o alto consumo de alimentos industrializados na primeira infância. Dessa forma, o objetivo geral foi desenvolver a conscientização das famílias e das crianças para uma alimentação saudável. As metodologias foram aplicadas através de brincadeiras, diálogos, narrativas de histórias, vídeos, musicalização e a degustação dos alimentos, tornando-se possível desenvolver experiências lúdicas e significativas, em que as crianças, cantaram, dançaram e entenderam as diferenças entre alimentação saudável e aquela que não faz bem à saúde. Os resultados obtidos foram satisfatórios e observados através de relatos das famílias e das próprias criança, que passaram a compreender a importância de comer frutas para o seu desenvolvimento físico e cognitivo de uma forma mais prazerosa.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1995.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CALMÉLS, Daniel. Infâncias do corpo. São Paulo: Phorte, 2022.
HORN, M. G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
PEREZ, Tereza (org.). Diálogo escola-família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. São Paulo:
Moderna, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Deysianny Cristina de Souza Uchoa, Yara Ferreira Lopes Marques, Suellen Nogueira Alves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.