Práticas de leitura e escrita: primeiro ano do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Língua portuguesa., Práticas de leitura e escrita., Alfabetização

Resumo

O presente relato de experiência foi realizado no ambiente escolar, por duas estudantes de pedagogia. Consiste na observação de uma aula de língua portuguesa em uma escola pública localizada no município de Fortaleza-Ce. Objetivo geral é compreender as práticas de leitura e escrita e a metodologia utilizada pela professora alfabetizadora, no primeiro ano do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamille Nunes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Fisioterapia 2022 – Centro Universitário Maurício de Nassau - Unidade Dorotéias – Fortaleza. Estudante do curso de pedagogia na universidade estadual do Ceará- UECE.

Gabriela Dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Estudante do curso de pedagogia na universidade estadual do Ceará. Fui bolsista de iniciação Científica IC/UECE no programa de pós graduação em Educação (PPGE) na universidade estadual do Ceará no projeto de pesquisa " Cartografia das Relações de Saber/Poder dos professores de licenciatura da (2019/2020). Fui bolsista do programa- PIBID- Iniciação a docência- Núcleo: Alfabetização na universidade estadual do 

Referências

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana

M. Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

SILVA, Silvio Profirio. Didática do Ensino da Língua: Concepções de Linguagem e Práticas Docentes de Leitura e Escrita. Revista Arredia, Dourados, MS, Editora UFGD, v.1, n. 1: 63-82, jul./dez. 2012.

TASSONI, E.C.M. A leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS: Revista Científica, n.27, p.191- 209, 2012.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Oliveira, K. N. de ., & Sousa, G. D. S. . (2022). Práticas de leitura e escrita: primeiro ano do ensino fundamental. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8904

Edição

Seção

Relato de experiência