O universo da literatura no cotidiano dos bebês: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Bebê., Criança., Cotidiano., Literatura infantil.

Resumo

O universo da literatura infantil contribui para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças. É a partir das vivências leitoras que os bebês e crianças alimentam o seu potencial criador, descobrem e constroem as percepções de mundo. O objetivo desse estudo é relatar uma experiência desenvolvida com atividades remotas para bebês de 1 ano, numa Creche Comunitária de um Município do Estado do Ceará/Brasil, realizada no ano letivo de 2022. Partindo das ações do Projeto “Literatura infantil: um olhar sobre as minúcias poéticas da infância”, com foco no gênero textual Poesia. Tendo como metodologia o Relato de experiência, com abordagem qualitativa, fundamentada numa revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiânia Lima da Costa, Prefeitura de Caucaia

Especialista em Arte-Educação e cultura popular, Pedagoga, Professora Efetiva da Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia, participou do grupo de trabalho da Proposta Curricular de Caucaia (2020).

Referências

BARBIERI, S. Território da invenção: ateliê em movimento. 1.ed. – São Paulo: Jujuba, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais da Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2 010.

CAUCAIA, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Caucaia, Educação Infantil. Prefeitura de Caucaia: Caucaia, 2020. Disponível em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads/.

CAUCAIA. Secretaria Municipal de Educação de CAUCAIA. Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Infantil. Prefeitura de Caucaia, Coordenadoria da Educação infantil, Caucaia, 2022. Disponível em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads/.

BUENO, M. C. No chão da escola: por uma infância que voa. Cachoeira Paulista, SP: Editora Passarinho, 2018.

CAVALCANTE, B.L.L E LIMA, U.TS. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS) 2012 jan/jun; 1 (2): 94-103.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAES, R. R. A.; FROTA, A. M. M. C. A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros. Educação em Foco, [S. l.], v. 23, n. 41, p. 209–234, 2020. DOI: 10.24934/eef.v23i41.4956. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956. Acesso em: 17 out. 2022.

MORAES, R. R. A. (ORG). Poesiarte com as infâncias: Poemas para bebês e crianças. Ilustrações Daniel Dias. 1. ed. Fortaleza, CE: Yares Gráfica e Editora, 2021.

SEVERIANO, A E TAVARES, K. O voo dos que ensinam e aprendem: uma escuta poética. Ilustrações de Elma – Cachoeira Paulista, SP: Passarinho, 2020.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Costa, T. L. da . (2022). O universo da literatura no cotidiano dos bebês: um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8903

Edição

Seção

Relato de experiência