O universo da literatura no cotidiano dos bebês: um relato de experiência
Palavras-chave:
Bebê., Criança., Cotidiano., Literatura infantil.Resumo
O universo da literatura infantil contribui para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças. É a partir das vivências leitoras que os bebês e crianças alimentam o seu potencial criador, descobrem e constroem as percepções de mundo. O objetivo desse estudo é relatar uma experiência desenvolvida com atividades remotas para bebês de 1 ano, numa Creche Comunitária de um Município do Estado do Ceará/Brasil, realizada no ano letivo de 2022. Partindo das ações do Projeto “Literatura infantil: um olhar sobre as minúcias poéticas da infância”, com foco no gênero textual Poesia. Tendo como metodologia o Relato de experiência, com abordagem qualitativa, fundamentada numa revisão bibliográfica.
Downloads
Referências
BARBIERI, S. Território da invenção: ateliê em movimento. 1.ed. – São Paulo: Jujuba, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais da Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2 010.
CAUCAIA, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Caucaia, Educação Infantil. Prefeitura de Caucaia: Caucaia, 2020. Disponível em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads/.
CAUCAIA. Secretaria Municipal de Educação de CAUCAIA. Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Infantil. Prefeitura de Caucaia, Coordenadoria da Educação infantil, Caucaia, 2022. Disponível em: https://www.smecaucaia.com.br/downloads/.
BUENO, M. C. No chão da escola: por uma infância que voa. Cachoeira Paulista, SP: Editora Passarinho, 2018.
CAVALCANTE, B.L.L E LIMA, U.TS. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS) 2012 jan/jun; 1 (2): 94-103.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAES, R. R. A.; FROTA, A. M. M. C. A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros. Educação em Foco, [S. l.], v. 23, n. 41, p. 209–234, 2020. DOI: 10.24934/eef.v23i41.4956. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956. Acesso em: 17 out. 2022.
MORAES, R. R. A. (ORG). Poesiarte com as infâncias: Poemas para bebês e crianças. Ilustrações Daniel Dias. 1. ed. Fortaleza, CE: Yares Gráfica e Editora, 2021.
SEVERIANO, A E TAVARES, K. O voo dos que ensinam e aprendem: uma escuta poética. Ilustrações de Elma – Cachoeira Paulista, SP: Passarinho, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiânia Lima da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.