Avaliações pós pandemia: desafios encontrados por docentes de escolas municipais
Palavras-chave:
Avaliação., Ensino., Aprendizagem.Resumo
Os reflexos decorridos dos problemas vivenciados por conta da pandemia têm ocasionado dificuldades aos docentes ao desempenharem o seu trabalho, mais especificamente, ao elaborar as avaliações. Professores vêm questionando-se: como produzir uma avaliação adequada se os discentes não atingiram o nível desejável? Temos como objetivos: apresentar as dificuldades encontradas por professores ao produzir as avaliações, apontar os direcionamentos obtidos para a produção das mesmas e analisar os resultados obtidos. Foi desenvolvido pesquisas bibliográfica e de campo, através de entrevistas semiestruturadas com seis professoras de turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de três Escolas públicas municipais de Pacatuba- Ce. Não havia condições de desenvolver um trabalho seguindo competências e habilidades cobradas para a etapa (ano) escolar, tendo em vista os atrasos e déficits de aprendizagens das crianças. Deve-se partir de resultados de diagnósticos para ter um direcionamento do que precisa ser sanado e obter êxito nos resultados.
Downloads
Referências
CARVALHO, Maria Cecília M. de. Construindo o saber: técnica de Metodologia Científica. São Paulo: Papirus, 1988.
ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DPIA, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
SANT’ ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marilha Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.