Avaliações pós pandemia: desafios encontrados por docentes de escolas municipais

Autores

Palavras-chave:

Avaliação., Ensino., Aprendizagem.

Resumo

Os reflexos decorridos dos problemas vivenciados por conta da pandemia têm ocasionado dificuldades aos docentes ao desempenharem o seu trabalho, mais especificamente, ao elaborar as avaliações. Professores vêm questionando-se: como produzir uma avaliação adequada se os discentes não atingiram o nível desejável? Temos como objetivos: apresentar as dificuldades encontradas por professores ao produzir as avaliações, apontar os direcionamentos obtidos para a produção das mesmas e analisar os resultados obtidos. Foi desenvolvido pesquisas bibliográfica e de campo, através de entrevistas semiestruturadas com seis professoras de turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de três Escolas públicas municipais de Pacatuba- Ce. Não havia condições de desenvolver um trabalho seguindo competências e habilidades cobradas para a etapa (ano) escolar, tendo em vista os atrasos e déficits de aprendizagens das crianças. Deve-se partir de resultados de diagnósticos para ter um direcionamento do que precisa ser sanado e obter êxito nos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilha Bastos, Prefeitura de Pacatuba

Especialista em Gestão Pedagógica na Educação Básica (UECE); Licenciada em Pedagogia (UFC); Professora da rede municipal de ensino de Pacatuba-CE.

Referências

CARVALHO, Maria Cecília M. de. Construindo o saber: técnica de Metodologia Científica. São Paulo: Papirus, 1988.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DPIA, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

SANT’ ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Bastos, M. (2022). Avaliações pós pandemia: desafios encontrados por docentes de escolas municipais. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8888

Edição

Seção

Relato de experiência