A inspeção da instrução primária enquanto objeto da historiografia cultural e educacional cearense (1854 – 1881)

Autores

Palavras-chave:

Inspeção, Instrução Primária, História Cultural, História da Educação

Resumo

Tratar os assuntos educacionais enquanto objeto de pesquisa requer atenção do historiador para perceber a composição dos sujeitos envolvidos nos processos educativos (tais como diretores, professores, alunos e inspetores), as formas de educar, os espaços escolares e as forças educativas oriundas do Estado, do exército, da igreja, da sociedade civil, além das associações comerciais circunscritas na composição educacional. A instrução primária cearense, neste sentido, tem se aproximado da abordagem inerente a História Cultural, sobretudo pelas possibilidades teórico-metodológicas heterogêneas com base nas práticas educativas durante o século XIX. Apesar da ampliação dos temas, sujeitos, métodos e aportes conceituais, ainda são poucos os trabalhos que se dedicam a problematizar o papel que os mecanismos fiscalizadores da instrução primária. É objetivo este estudo inserir a inspeção da instrução primária enquanto possibilidade dialógica e investigativa da historiografia educacional e cultural por meio do debate a ser constituído ao longo da escrita da dissertação.

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Biografia do Autor

Francisco Carlos Bernardino Filho, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Especialista em História do Brasil com ênfase em História do Ceará pela Unifametro (2019). Cursando Mestrado em História, Cultura e Espacialidades (PPGHCE) pela Universidade Estadual do Ceará (2021).

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Bernardino Filho, F. C. (2022). A inspeção da instrução primária enquanto objeto da historiografia cultural e educacional cearense (1854 – 1881). Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8864