Gênero e raça a partir de uma análise geográfica

Autores

Palavras-chave:

Gênero., Raça., Geografia., Interseccionalidade.

Resumo

O trabalho apresentado traz como questão central a identificação das violências consequentes da discriminação de raça e gênero sob os corpos e território de mulheres negras que estão inseridas no ambiente acadêmico na cidade de Crato – Ceará. Está sendo desenvolvida dentro do Programa de Pós-graduação em Geografia, na modalidade de mestrado, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Dainara Terto de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Geografia (URCA); Especialização em Geografia (FAVENI). Especialização em Políticas Públicas (UNEMAT). Mestranda em Geografia (UFPE)

Referências

CAMPOS, Mayã Polo de; SILVA, Joseli Maria; SILVA, Edson Armando. ‘Teu corpo é o espaço mais teu possível’: Construindo a análise do corpo como espaço geográfico. Revista da ANPEGE, v. 16, n. 31, p. 101-114, mar. 2021. ISSN 1679 768X.

CRENSHAW, Kimberle. A intersecionalidade da discriminação de raça e gênero. Revista: Estudos Feministas. Salvador-Bahia, 2002.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006.

RATTS, Alecsandro JP. Gênero, raça e espaço: trajetórias de mulheres negras. Anais...XXVII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu-MG, out. 2003ª.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

SOUZA, L. F. de, & RATTS, A. J. P. (2009). Espaço, cultura e poder: gênero e raça em análise na geografia - DOI 10.5216/ag.v3i1.6257. Ateliê Geográfico, v. 3, n. 1, 107–120. https://doi.org/10.5216/ag.v3i1.6257.

SILVA, Joselina; EUCLIDES, Maria Simone. Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil). Educar em Revista, Curitiba-Brasil, v. 34, n. 70, p. 51-66, 2 jul. 2018.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Oliveira, S. D. T. de . (2022). Gênero e raça a partir de uma análise geográfica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8851