BNCC e formação docente numa proposta de currículo por competências

Autores

Palavras-chave:

BNCC., Planejamento., Práticas pedagógicas., Narrativas docentes.

Resumo

A pesquisa traz como tema as discussões sobre a BNCC que normatiza os conteúdos a serem ensinados e indicia as práticas olhando para habilidades e competências. Na formação continuada, que contribuições a um professor, em sala de aula, podem trazer as reflexões sobre um currículo pautado na competência para ensinar conteúdos? Essa pesquisa objetiva compreender a relação entre aprender os conteúdos e alcançar habilidades e competências e fomentar ações didáticas a partir das narrativas docentes (PRADO 2005) e dos estudos sobre a BNCC (2018) na formação docente. Em andamento, a pesquisa traz uma abordagem qualitativa nas reuniões de formação em momentos de estudos sobre a BNCC e de diálogos pautados nas leituras/escuta de narrativas docentes. Os primeiros movimentos revelam que nem todos os participantes compreendem a importância das ações docentes quando consideram os objetos de conhecimento sem colocá-los no centro das decisões enquanto alunos e professores desenvolvem habilidades e competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisélia Oliveira de Sá Neves, Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana, Campeche, México . Mestra em Educação com temáticas que envolvem Alfabetização. Graduação em Letras pela UMC, especialização Latto Sensu, pela mesma entidade. É formadora de professores na Prefeitura Municipal de Santa Isabel e leciona no 3º Ano do Ensino Fundamental.

Referências

Barriga, D. B. É possível ensinar competências dissociadas dos conteúdos curriculares? In Lopes, A. C. & Alba, A. de (Orgs), Diálogos curriculares entre Brasil e México. (Pp. 255-275). UERJ. 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional

Comum. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura Brasil. (2018, Junho). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Proposta para Base Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 jul. 2022..

LARROSA, José. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002, p. 20-28.

Prado, Guilherme Val Toledo. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: Prado, G. V. T. y SOLIGO, R. Por que escrever é fazer história. Disponível em: http://cienciaparaeducacao.org. Acesso em: 20 ago. 2022.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Neves, . G. O. de S. . (2022). BNCC e formação docente numa proposta de currículo por competências. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8850