BNCC e formação docente numa proposta de currículo por competências
Palavras-chave:
BNCC., Planejamento., Práticas pedagógicas., Narrativas docentes.Resumo
A pesquisa traz como tema as discussões sobre a BNCC que normatiza os conteúdos a serem ensinados e indicia as práticas olhando para habilidades e competências. Na formação continuada, que contribuições a um professor, em sala de aula, podem trazer as reflexões sobre um currículo pautado na competência para ensinar conteúdos? Essa pesquisa objetiva compreender a relação entre aprender os conteúdos e alcançar habilidades e competências e fomentar ações didáticas a partir das narrativas docentes (PRADO 2005) e dos estudos sobre a BNCC (2018) na formação docente. Em andamento, a pesquisa traz uma abordagem qualitativa nas reuniões de formação em momentos de estudos sobre a BNCC e de diálogos pautados nas leituras/escuta de narrativas docentes. Os primeiros movimentos revelam que nem todos os participantes compreendem a importância das ações docentes quando consideram os objetos de conhecimento sem colocá-los no centro das decisões enquanto alunos e professores desenvolvem habilidades e competências.
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