Formação e Projeto Pedagógico de Curso: desenvolvimento profissional docente

Autores

Palavras-chave:

Formação, Projeto Pedagógico, Saberes, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pós-graduação e sua relação com a formação e desenvolvimento profissional. A problemática em torno da formação de professores é entendida como um momento inicial e permanente, percorrendo uma trajetória inserida no desenvolvimento profisisonal. O estudo tem fundamentos em Almeida (2012), Betlinski (2012), Pimenta e Anastasiou (2014), Tardif (2010), Guathier et al (2013). A metodologia é de natureza qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma pesquisa teórica e documental. O marco temporal corresponde ao período de 2015 a 2020. Os dados apontaram à necessidade de contínuas reflexões sobre à organização, o planejamento, às metodologias e avaliação elementos importantes que encontramos na matriz dos PPC das IES.  Conclui-se que o desenvolvimento profissional docente se caracteriza como um conjunto de conhecimentos, competências, habilidades, experiências constituídas em diferentes contextos e cenários durante a formação inicial e continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Kelly Monteiro da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em Pedagogia (cursando o 7° Semestre), Bolsista do Programa de iniciação Científica BICT/FUNCAP da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado em Educação (PPGE/UECE). Coordenadora da Célula Política de Extensão (PROEX/UECE). Vice coordenadora do NAAI/UECE. Membro do Projeto de Pesquisa CNPQ: Docência na educação superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BETHINSKI, Carlos. Formação de professores: problematizações e propostas para o Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciaturas. In: Educação e Fronteiras on Line, Dourado/MS, v2, n5, p.07-21, maio/ago, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1746. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 14/2020, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=153571-pcp014-20&category_slug=agosto-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 ago. 2021.

GAUTHIER, Clermont; MORTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GATTI, B. A. Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente. Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 373-384, jul. 2014I. Disponível em https://www.scielo.br/j/aval/a/bbJ9b8YpTbBsSVdQ57MwxJv/abstract/?lang=pt Acesso em: 3 out. 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: Os Professores e sua Formação. Portugal: Publicações Dom Quixote,1995.

OLIVEIRA, Eliane Guimarães de; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; NUNES Claudio Pinto. Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação. In: EDUCA–Revista Multidisciplinar em Educação. v.5, n°12, p. 23a 39, set/dez, 2018. Disponível em https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254/2579 Acesso em: 4 out. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da; DAMACENO, Ana Daniella; MARTINS, Maria da Conceição Rodrigues; SOBRAL, Karine Martins; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisa Documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba, 2009. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3124_1712.pdf. Acesso 16 ago. 2021.

SILVA, Grace Kelly Monteiro da; RIBEIRO, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa. Projeto de Pesquisa Formação de professores e Projeto Pedagógico dos Cursos de Pós-graduação de uma Instituição do Ensino Superior: constituição dos saberes docentes e desenvolvimento profissional. Projeto de Pesquisa BICT/FUNCAP, aprovado na Chamada Pública de Seleção no 033/2021. Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

UECE. Projeto Pedagógico do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE. Centro de Educação (CED). Universidade estadual do Ceará- UECE. Fortaleza, CE. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/home/. Acesso em: 03 out. 2022.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Silva, G. K. M. da ., & Ribeiro, R. R. R. P. C. . (2022). Formação e Projeto Pedagógico de Curso: desenvolvimento profissional docente. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8842