Formação e Projeto Pedagógico de Curso: desenvolvimento profissional docente
Palavras-chave:
Formação, Projeto Pedagógico, Saberes, Desenvolvimento ProfissionalResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pós-graduação e sua relação com a formação e desenvolvimento profissional. A problemática em torno da formação de professores é entendida como um momento inicial e permanente, percorrendo uma trajetória inserida no desenvolvimento profisisonal. O estudo tem fundamentos em Almeida (2012), Betlinski (2012), Pimenta e Anastasiou (2014), Tardif (2010), Guathier et al (2013). A metodologia é de natureza qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma pesquisa teórica e documental. O marco temporal corresponde ao período de 2015 a 2020. Os dados apontaram à necessidade de contínuas reflexões sobre à organização, o planejamento, às metodologias e avaliação elementos importantes que encontramos na matriz dos PPC das IES. Conclui-se que o desenvolvimento profissional docente se caracteriza como um conjunto de conhecimentos, competências, habilidades, experiências constituídas em diferentes contextos e cenários durante a formação inicial e continuada.
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