O uso de metodologias adequadas no ensino de Física

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Metodologias Pedagógicas, Processo Educacional

Resumo

O artigo em questão é uma reflexão a respeito do uso de metodologias didáticas usadas pelos professores em sala de aula. O ensino de Física é um dos mais difíceis pelo fato de ser ter além da parte teórica, a prática de atividades relacionadas aos conteúdos, por ser uma disciplina da área das Exatas. É uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivos: identificar metodologias mais adequadas para o ensino de Física e discutir através de autores, a sua viabilidade e como ela leva o conhecimento ao aluno através do professor. É indiscutível que todo docente deve fazer um acompanhamento dos processos ensino-aprendizagem e usar uma metodologia que leve o aluno ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donizete Lima Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduação em Física: Universidade de Uberlândia (UFU). Mestre no Ensino de Física: Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão. Professor de Física dos cursos médios integrados e do curso de graduação em Tecnologias em Alimentos.

Referências

ALVES, Vanda; MORAIS, Ana Maria. Currículo e práticas pedagógicas: uma análise sociológica de textos e contextos da educação em ciências. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v.26, n.1, p.219-251, 2013.

ANTONOWISKI, R..; ALENCAR, M. V.; ROCHA, L. C. T. Dificuldades para aprender e ensinar física moderna. Scientific Eletronic Archives, v. 10, n. 4, p. 50 – 57, 2017.

BRASIL Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/Semtec, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 ago. 2022.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Lajeado: Revista Thema, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295. Acesso em: 28 ago. 2022.

FERNÁNDEZ. F. A. Didática y optimizacióndel processo de enseñanza aprendizaje. IN: Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño – La Havana – Cuba, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LARA, A. L.; MANCIA, L. B.; SABCHUK, L. A.; PINTO, E. A.; SAKAGUTI, P. M. Y. Ensino de física mediado por tecnologias de informação e comunicação: Um relato de experiência. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF. São Paulo. 2013.

MASETTO, Marcos T. O professor na hora da verdade: A prática docente no ensino superior. AVERCAMP 2010.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: As abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.

SANTOS, Rafael Pinheiro. Sequência Didática para o Ensino de Cinemática através de vídeo análise baseada na teoria da aprendizagem significativa. Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, 2016. 45 f.

REIS, E. M.; SILVA, O. H. M. Atividades experimentais: uma estratégia para o ensino da física. Cadernos Intersaberes, v. 1, n. 2, p.38-56, 2013.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Franco, D. L. . (2022). O uso de metodologias adequadas no ensino de Física. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8814