Práticas pedagógicas de letramento: uma análise comparativa

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Leitura e escrita, Práticas pedagógicas, Análise comparativa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as mudanças presentes nas concepções e práticas pedagógicas de leitura escrita de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com as práticas e concepções realizadas na década de 80 e/ou 90. Para isso, foi realizada uma análise comparativa por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Após serem analisados os dados, podemos apontar como principais resultados, que apesar das práticas pedagógicas serem diferentes quanto aos métodos, as concepções em sua essência parecem as mesmas. Além disso, as duas práticas deixaram claras não buscarem uma relação das atividades realizadas com as práticas sociais vivenciadas pelas crianças. Desse modo, é possível concluirmos que ainda existem práticas pedagógicas de leitura e escrita insuficientes para o contexto atual, e que ainda temos como desafio romper com concepções ultrapassadas no ensino da leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Andréia Ruth Fortaleza Ramos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e Especialização em Alfabetização e Multiletramentos pela mesma universidade (2020).

Referências

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Ramos, A. R. F. . (2022). Práticas pedagógicas de letramento: uma análise comparativa. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8779