Inovação pedagógica: tendências atuais na formação docente
Palavras-chave:
Inovação, Docência, FormaçãoResumo
O referido trabalho submete algumas teorias sobre o que há de atual no cerne da formação docente. Baseada em teóricos, a metodologia apresenta-se como sendo de cunho bibliográfica, identificando o pensamento teórico com as análises das literaturas adotadas em Imbernón (2010), Tardif (2014), dentre outros. O respectivo tema pretende apresentar as inovações atuais sobre a formação de professores considerando como uma inovação pedagógica, mesmo quando alguns teóricos já expressavam em suas teorias as variadas tendências. O objetivo principal é contextualizar o pensamento dos teóricos sobre a atual formação e inovação pedagógica. A questão norteadora baseia-se no que diz respeito ao que há de inovação para a classe docente, diante de mudanças abruptas, como o caso da pandemia causada pela covid-19. Espera-se que a referida análise contribua de forma significativa para educadores, onde percebe-se a importância da teoria para a práxis pedagógica. Os resultados apresentados orientam os pesquisadores à uma prática de formação ao longo da carreira docente e conclui a importância do docente em atuar no contexto educacional mesmo diante das determinações históricas específicas, como aconteceu no caso da covid-19.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.
BUCHMANN, Margret. The priority of Knowledge and understanding in teaching. In L. Katz & J. Raths. Advances in Teacher Education. Norwood: Ablex, 1984.
CHAPMAN, J.; ASPIN, D. Schools and the Learning Community: Laying the Basis for Learning Across the Lifespan. (International Handbook of Lifelong Learning). London: Kluwer, 2001.
FERREIRA, H. P., MARTINS JÚNIOR, F. R. F., VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. (2020). Características docentes e gestão da formação continuada em cinco municípios do Ceará. Imagens Da Educação, 10(3), 125-142. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48237.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre, Artmed, 1997.
IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Education at a glance: Indicators. 2005 Disponível em: http://www.oecd.org/bookshop. Acesso em: 10 ago. 2022.
SILVA, M. Docência interativa presencial e online. In: VALENTINI, Carla Beatris, SOARES, Eliana Maria do Sacramento (org). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábia Geisa Amaral Silva, Janiele Torres de Matos Amora, Maria de Fátima Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.