Inovação pedagógica: tendências atuais na formação docente

Autores

Palavras-chave:

Inovação, Docência, Formação

Resumo

O referido trabalho submete algumas teorias sobre o que há de atual no cerne da formação docente. Baseada em teóricos, a metodologia apresenta-se como sendo de cunho bibliográfica, identificando o pensamento teórico com as análises das literaturas adotadas em Imbernón (2010), Tardif (2014), dentre outros. O respectivo tema pretende apresentar as inovações atuais sobre a formação de professores considerando como uma inovação pedagógica, mesmo quando alguns teóricos já expressavam em suas teorias as variadas tendências. O objetivo principal é contextualizar o pensamento dos teóricos sobre a atual formação e inovação pedagógica. A questão norteadora baseia-se no que diz respeito ao que há de inovação para a classe docente, diante de mudanças abruptas, como o caso da pandemia causada pela covid-19. Espera-se que a referida análise contribua de forma significativa para educadores, onde percebe-se a importância da teoria para a práxis pedagógica. Os resultados apresentados orientam os pesquisadores à uma prática de formação ao longo da carreira docente e conclui a importância do docente em atuar no contexto educacional mesmo diante das determinações históricas específicas, como aconteceu no caso da covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Geisa Amaral Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas. Licenciada em História pela UFC-CE; Licenciada em Letras-Inglês pela Faculdade Campos Elíseos, Especialista em Didática da Língua Inglesa e em Didática do Ensino de História. Professora da Educação Básica.

Janiele Torres de Matos Amora, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002).Habilitação em História e Geografia. Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Eusébio desde 2003.

Maria de Fátima Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Letras. Especialização em Metodologia para o Ensino Fundamental e Médio. Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Mestranda em Educação, linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.

BUCHMANN, Margret. The priority of Knowledge and understanding in teaching. In L. Katz & J. Raths. Advances in Teacher Education. Norwood: Ablex, 1984.

CHAPMAN, J.; ASPIN, D. Schools and the Learning Community: Laying the Basis for Learning Across the Lifespan. (International Handbook of Lifelong Learning). London: Kluwer, 2001.

FERREIRA, H. P., MARTINS JÚNIOR, F. R. F., VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. (2020). Características docentes e gestão da formação continuada em cinco municípios do Ceará. Imagens Da Educação, 10(3), 125-142. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48237.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre, Artmed, 1997.

IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Education at a glance: Indicators. 2005 Disponível em: http://www.oecd.org/bookshop. Acesso em: 10 ago. 2022.

SILVA, M. Docência interativa presencial e online. In: VALENTINI, Carla Beatris, SOARES, Eliana Maria do Sacramento (org). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Silva, F. G. A. ., Amora, J. T. de M. ., & Bezerra, M. de F. . (2022). Inovação pedagógica: tendências atuais na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8771