Nova modalidade de ensino: por que o homeschooling é um retrocesso?

Autores

Palavras-chave:

Ensino público, Homeschooling, Criança

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre os possíveis impactos do homeschooling (HS) no sistema de ensino brasileiro e toma por objetivo abordar as dimensões desse modelo educativo e suas consequências para a rede pública de ensino e formação educacional das crianças. Dessa forma, procuraremos saber de onde vem a ideia do HS, e compreender seu histórico, bem como suas intenções e consequentes implicações no plano educativo e social da educação brasileira. Adotamos uma metodologia de investigação bibliográfica e documental. O trabalho está estruturado da seguinte forma: O homeschooling como modalidade de ensino; Aspectos históricos da educação familiar no Brasil Imperial; O homeschooling no cenário contemporâneo; Os impactos do homeschooling na educação pública e na formação de crianças. A mudança proposta pelo HS para a educação brasileira representa um retrocesso, ao passo que nega a universalidade no que se refere ao acesso em igualdade para todos.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana Kecia de Menezes Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2018). Foi educadora social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (2014 – 2016). Foi professora na Escola Educar Sesc. Mestrado em Educação – PPGE – UFC (cursando – 2022)

Natalia Mikaely da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará  - UECE (2021). Foi Monitora Voluntária da Disciplina de FHTMSS – UECE (2019). Mestrado em educação - PPGE- UFC.

Referências

ALEXANDRE, Manoel Moraes de O. Neto. Quem tem medo do Homeschooling? O fenômeno no Brasil e no mundo, [S. l.], p. 4 - 6, 1 ago. 2016.

Associação Nacional de Educação Domiciliar (2010). Disponível em: https://www.aned.org.br/index.php/sobre-nos/quem-somos-aneD.

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Ensino em casa no Brasil: um desafio a escola?. 2013. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da USP, 2013.

BRASIL. Constituição Federal 1988 – Planalto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm#:~:text=I%20%2D

%20construir%20uma%20sociedade%20livre,quaisquer%20outras%20formas%20d e%20discrimina%C3%A7%C3%A3o.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

ENDERS, Armelle. A nova história do Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus, 2012.

Escola sem Partido: entenda a polemica - Politize! Disponível em: https://www.politize.com.br/escola-sem-partido-entenda-a-polemica/

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no brasil. 4. ed. Campinas Sp: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: polêmicas do nosso tempo. 33. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Santos, J. K. de M. ., & Cavalcante, N. M. da S. . (2022). Nova modalidade de ensino: por que o homeschooling é um retrocesso?. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8770