Nova modalidade de ensino: por que o homeschooling é um retrocesso?

Autores

Palavras-chave:

Ensino público, Homeschooling, Criança

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre os possíveis impactos do homeschooling (HS) no sistema de ensino brasileiro e toma por objetivo abordar as dimensões desse modelo educativo e suas consequências para a rede pública de ensino e formação educacional das crianças. Dessa forma, procuraremos saber de onde vem a ideia do HS, e compreender seu histórico, bem como suas intenções e consequentes implicações no plano educativo e social da educação brasileira. Adotamos uma metodologia de investigação bibliográfica e documental. O trabalho está estruturado da seguinte forma: O homeschooling como modalidade de ensino; Aspectos históricos da educação familiar no Brasil Imperial; O homeschooling no cenário contemporâneo; Os impactos do homeschooling na educação pública e na formação de crianças. A mudança proposta pelo HS para a educação brasileira representa um retrocesso, ao passo que nega a universalidade no que se refere ao acesso em igualdade para todos.

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Biografia do Autor

Juliana Kecia de Menezes Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2018). Foi educadora social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (2014 – 2016). Foi professora na Escola Educar Sesc. Mestrado em Educação – PPGE – UFC (cursando – 2022)

Natalia Mikaely da Silva Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará  - UECE (2021). Foi Monitora Voluntária da Disciplina de FHTMSS – UECE (2019). Mestrado em educação - PPGE- UFC.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Santos, J. K. de M. ., & Cavalcante, N. M. da S. . (2022). Nova modalidade de ensino: por que o homeschooling é um retrocesso?. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8770