Monitoria de anatomia humana básica em tempos de pandemia: relato de experiência
Palavras-chave:
Monitoria, Resumos, Ensino-aprendizagem, MorfologiaResumo
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Como procedimento pedagógico, optou-se pela elaboração de resumos simples e estruturados desenvolvidos através da plataforma de design gráfico Canva, os quais foram realizados de acordo com os principais tópicos do cronograma da disciplina, e expostos para uma turma do segundo semestre de graduação do curso de Ciências Biológicas. A ideia foi promover de forma mais dinâmica o acesso à informação, de uma maneira ‘’rápida’’, de fácil acesso e resumida, como um reforço sobre o conteúdo, especialmente por se tratar de aulas que foram ministradas de modo online durante o período de pandemia de COVID-19. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos discentes monitorados contribuíram com o desenvolvimento da competência pedagógica, ensino-aprendizagem, trocas de conhecimentos, evidenciando novas perspectivas acadêmicas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Erlon Gabriel Rego et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev. Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1596-1603, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/dhLG3DTR8zjLvk8YQ5tzwpx/abstract/?lang=pt.
Acesso em: 05 abr. 2022.
APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9k9kXdKQsPSDPMsP4Y3XfdL/?lang=pt&format=html. Acesso em: 27 set. 2022.
ASSIS, Fernanda et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores orientadores. Rev. Enfermagem (UERJ), v.14, p. 391-397, 2006. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reuerj/v14n3/v14n3a10.pdf. Acesso em: 05 abr. 2022.
BRASIL. Conselho de Ensino e Pesquisa, Resolução nº 733, de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.ugf.br/files/pim/Resolucao_CEP_733_de_ 25.08.09_PIM_2010.1.pdf Acesso em: 05 abr. 2022.
BRASIL. Decreto-Lei Federal nº 5540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e da outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm Acesso em: 05 abr. 2022.
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. A didática em questão, p. 12-22, 1986. Disponível em: https://zeadistancia.webnode.com/_files/200000206-abaafaca81/CANDAU%20A%20didatica%20em%20questaoCAP1.pdf Acesso em: 05 abr. 2022.
FARIA, Joelma Pereira. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguaguem, Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2003. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14148/1/Joelma%20Pereira%20de%20Faria.pdf . Acesso em: 05 abr. 2022.
FARIA, Joelma Pereira; SCHNEIDER, Márcia Sueli Pereira da Silva. Monitoria: uma abordagem ética. Mimeo, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/39197307/Monitoria_uma_abordagem_%C3%A9tica_Monitorship_an_ethical_approach. Acesso em: 05 abr. 2022.
FERNANDES, Queenie et al. Emerging COVID-19 variants and their impact on SARS-CoV-2 diagnosis, therapeutics and vaccines. Annals of medicine, v.54, n.1, p. 524–540, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07853890.2022.2031274. Acesso em: 27 set. 2022.
HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Rev. da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020. Disponível em: https://www.escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16 Acesso em: 05 abr. 2022.
MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567 Acesso em: 05 abr. 2022.
SANTOS, Antonio Raimundo. Metodologia Científica: a Construção do Conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. 192p.
SCHNEIDER, Márcia Sueli Pereira da Silva. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Rev. Eletrônica Espaço Acadêmico, v. mensal, p. 65, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/39197262/Monitoria_instrumento_para_trabalhar_com_a_diversidade_de_conhecimento_em_sala_de_aula Acesso em: 05 abr. 2022.
SOHRABI, Catrin et al. World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International journal of surgery, v. 76, p. 71-76, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1743919120301977. Acesso em: 27 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Murilo Fontoura, Anelise Munari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.