Monitoria de anatomia humana básica em tempos de pandemia: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Monitoria, Resumos, Ensino-aprendizagem, Morfologia

Resumo

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Como procedimento pedagógico, optou-se pela elaboração de resumos simples e estruturados desenvolvidos através da plataforma de design gráfico Canva, os quais foram realizados de acordo com os principais tópicos do cronograma da disciplina, e expostos para uma turma do segundo semestre de graduação do curso de Ciências Biológicas. A ideia foi promover de forma mais dinâmica o acesso à informação, de uma maneira ‘’rápida’’, de fácil acesso e resumida, como um reforço sobre o conteúdo, especialmente por se tratar de aulas que foram ministradas de modo online durante o período de pandemia de COVID-19. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos discentes monitorados contribuíram com o desenvolvimento da competência pedagógica, ensino-aprendizagem, trocas de conhecimentos, evidenciando novas perspectivas acadêmicas.

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Biografia do Autor

Murilo Barboza Fontoura

Acadêmico do curso de Farmácia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é monitor da disciplina de Anatomia Humana Básica (MFG1078) e aluno de iniciação científica em grupos de pesquisa com ênfase em toxicologia.

Anelise Levay Murari, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica Bioquímica/Analista Clínica, Farmacêutica Industrial, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Doutora em Farmacologia, Professora Adjunta da área de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

Fontoura, M. B., & Murari, A. L. (2022). Monitoria de anatomia humana básica em tempos de pandemia: relato de experiência . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8546

Edição

Seção

Relato de experiência