Experiências Estéticas na Educação: as artes como imersão cultura
Palavras-chave:
Literatura Infantojuvenil, Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais, Cultura AfricanaResumo
O presente trabalho sintetiza um processo de formação de educadores, fazendo uso da literatura como elemento condutor. Seguido de ações voltadas para a realidade da sala de aula como a reflexão sobre cultura moçambicana, o olhar sobre a afetividade familiar, ampliando desta forma o senso estético dos alunos com suas produções de releitura do livro Lila em Moçambique. Devido o período de pandemia em 2021, utilizou-se plataformas como a do Canva para elaboração de um e-book e da divulgação das obras recriadas pelos educando em um tour virtual, por meio da plataforma Artsteps, tecnologias desse tempo, para a divulgação das ações do chão da escola. Dentro desse contexto, foi possível articular cultura africana, arte, literatura e tecnologia, em um fazer autoral.
Downloads
Referências
ARCENTALES, M.; García, D.; Cárdenas, N. y Erazo, J. (2020). Canva como estrategia didáctica en la enseñanza de Lengua y Literatura. Revista Interdisciplinaria de Humanidades, Educación, Ciencia y Tecnología, 6(3), 115-138. https://cienciamatriarevista.org.ve/index.php/cm/article/view/393/518 Acesso em: 02 jun. 2022.
ARTSTEPS. Disponível em: https://www.artsteps.com/. Acesso em: 03 maio. 2022.
BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: Senado Federal, 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação e Da Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 maio 2022.
PRESTES, Andréia. Lila em Moçambique. 1ª ed. Rio de Janeiro: Quase Oito, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciana Jesus de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.