Experiências Estéticas na Educação: as artes como imersão cultura

Autores

Palavras-chave:

Literatura Infantojuvenil, Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais, Cultura Africana

Resumo

O presente trabalho sintetiza um processo de formação de educadores, fazendo uso da literatura como elemento condutor. Seguido de ações voltadas para a realidade da sala de aula como a reflexão sobre cultura moçambicana, o olhar sobre a afetividade familiar, ampliando desta forma o senso estético dos alunos com suas produções de releitura do livro Lila em Moçambique. Devido o período de pandemia em 2021, utilizou-se plataformas como a do Canva para elaboração de um e-book e da divulgação das obras recriadas pelos educando em um tour virtual, por meio da plataforma Artsteps, tecnologias desse tempo, para a divulgação das ações do chão da escola. Dentro desse contexto, foi possível articular cultura africana, arte, literatura e tecnologia, em um fazer autoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Jesus de Souza, Unicarioca

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais pela Unicarioca, na Linha de Reforço escolar. Licenciada em História na UNISUAM e Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Atua como Coordenadora Pedagógica na SME-RJ, sendo elaboradora do Material RioEduca da SME-RJ.

Referências

ARCENTALES, M.; García, D.; Cárdenas, N. y Erazo, J. (2020). Canva como estrategia didáctica en la enseñanza de Lengua y Literatura. Revista Interdisciplinaria de Humanidades, Educación, Ciencia y Tecnología, 6(3), 115-138. https://cienciamatriarevista.org.ve/index.php/cm/article/view/393/518 Acesso em: 02 jun. 2022.

ARTSTEPS. Disponível em: https://www.artsteps.com/. Acesso em: 03 maio. 2022.

BRASIL. Lei 10.639/2003. Brasília: Senado Federal, 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e Da Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 maio 2022.

PRESTES, Andréia. Lila em Moçambique. 1ª ed. Rio de Janeiro: Quase Oito, 2020.

Publicado

2022-11-07

Como Citar

Souza, . . L. J. de. (2022). Experiências Estéticas na Educação: as artes como imersão cultura. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8538