Formação inicial de professores: entre a teoria e a prática

Autores

Palavras-chave:

Formação de professor, Políticas públicas, Currículo., Saberes teóricos e práticos.

Resumo

A formação inicial dos professores tem sido motivo de muitas discussões diante da necessidade de uma revisão nos currículos das universidades para uma melhor sintonia entre saberes práticos e teóricos dos professores da educação pública básica cearense. Assim, a pesquisa objetiva investigar o distanciamento entre saberes teóricos e práticos, na formação inicial dos professores da educação básica cearense e, de forma específica, avaliar as políticas públicas para formação de professores no Ceará, identificando os saberes necessários na formação acadêmica. Para a execução da pesquisa, de abordagem qualitativa, foi feito um levantamento bibliográfico, em que os resultados, baseados em autores como: Costa(2018), Pereira (2014), Guimarães(2010) e Lerche(2008), mostraram que, embora a formação de professores seja assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, como um princípio constitucional, ainda assim, muito precisa ser feito e assimilado para que a referida formação aconteça na prática com consonância e intencionalidade.

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Biografia do Autor

Eliete Cordeiro, Universidade Pedagógica (UPE) de Porto Alegre

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE; Possui Especialização em História e Sociologia (URCA) e Gestão Escolar & Coordenação Pedagógica (FJN/ UNIJUAZEIRO). Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri.  Atualmente é coordenadora pedagógica na EEMTI Figueiredo Correia, em Juazeiro do Norte-CE.

Maria Cibele Araújo, Universidade Estadual do Ceará

 Possui Especialização em Gestão de Instituições Sociais pela UVA (2012) e Especialização em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar (2014). Graduada em ciências Sociais pela UVA (2009) e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2013). Atualmente é diretora escolar na EEM Huet Arruda, em Moraújo- CE.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Cordeiro, E., & Araújo, M. C. . (2022). Formação inicial de professores: entre a teoria e a prática. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8522