Formação inicial de professores: entre a teoria e a prática
Palavras-chave:
Formação de professor, Políticas públicas, Currículo., Saberes teóricos e práticos.Resumo
A formação inicial dos professores tem sido motivo de muitas discussões diante da necessidade de uma revisão nos currículos das universidades para uma melhor sintonia entre saberes práticos e teóricos dos professores da educação pública básica cearense. Assim, a pesquisa objetiva investigar o distanciamento entre saberes teóricos e práticos, na formação inicial dos professores da educação básica cearense e, de forma específica, avaliar as políticas públicas para formação de professores no Ceará, identificando os saberes necessários na formação acadêmica. Para a execução da pesquisa, de abordagem qualitativa, foi feito um levantamento bibliográfico, em que os resultados, baseados em autores como: Costa(2018), Pereira (2014), Guimarães(2010) e Lerche(2008), mostraram que, embora a formação de professores seja assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, como um princípio constitucional, ainda assim, muito precisa ser feito e assimilado para que a referida formação aconteça na prática com consonância e intencionalidade.
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