Memorial acadêmico: trajetórias formativas de licenciandos em Pedagogia.

Autores

Palavras-chave:

Memorial acadêmico., Memórias., Trajetória de vida.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo os memoriais acadêmicos do ex-discentes do curso de pedagogia EAD, da Universidade Estadual do Ceará, de modo particular, do polo UAB de Maranguape. O memorial é um documento e gênero acadêmico que retrata histórias de vidas, sendo valiosa fonte de pesquisa do contexto social, histórico, educacional e cultural. A metodologia aplicada foi a execução da pesquisa online no Repositório Institucional da UECE para a efetiva análise dos descritores dos 15 memoriais selecionados, realização da entrevista por meio do Google Meet, com dois ex-discentes enquadrados no público-alvo. Os resultados demonstram a relevância da escrita do memorial acadêmico para a reflexão crítica e o reavivamento das memórias dos indivíduos ao vivenciar a trajetória acadêmica no curso de pedagogia entrelaçada com a história pessoal e profissional. Inferirmos que os descritores revelam os sentimentos, as visões de mundo e as experiências, denotando que cada escrita é única.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Rocha da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceara. Foi bolsista da Universidade Estadual do Ceará nos anos de 2018 e 2019.

Referências

BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial Acadêmico: gênero, docência e geração. Natal: Edufrn, 2011. 214 p.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 2. ed. São Paulo: da Universidade de São Paulo, 1987. 401 p.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. (Org). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. 2.ed. Campinas. Gráfica FE-UNICAMP.2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/drupal/sites/www.fe.unicamp.br/files/pf/subportais/graduacao/pro esf/proesf_memoriais13.pdf. Acesso em: 01 nov 2020.

REGO, Tereza Cristina. Trajetória intelectual de pesquisadores da educação: a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, jul.-set. 2014.

SILVA, Gessica Rocha Da. Memorial de formação: Os degraus construídos na pedagogia. 2021. 39 f. Universidade Estadual do Ceará, Maranguape, 2021. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100813 Acesso em: 01 nov. 2021.

Publicado

2022-02-03

Como Citar

Silva, G. R. da . (2022). Memorial acadêmico: trajetórias formativas de licenciandos em Pedagogia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7550