Teorias Educacionais e Formação de Professores: a compreensão das contribuições de Piaget

Autores

Palavras-chave:

Piaget, Formação de Professores, Teorias Educacionais

Resumo

Jean Piaget tinha seu interesse voltado para as relações que se estabeleciam entre os sujeitos e seus espaços de experiencias a quais conhecem e tentam conhecer, assim considerou-se epistemólogo genético, pois investigava a natureza e a gênese do conhecimento, logo, as contribuições de Piaget tem relação direta com a construção do conhecimento do sujeito e seu avanço cognitivo. Partindo dos estudos realizados em uma disciplina de um programa de Pós-Graduação em Educação, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência na disciplina de Teorias Educacionais e Formação de Professores acerca das compreensões da contribuição de Jean Piaget para a formação de professores, tendo sua metodologia orienta pela abordagem qualitativa e rua classificação inspirada no estudo de campo, pois a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta. Logo, os expostos nos levam a reforçar a necessidade de discussões mais significativas e agregadoras para além do “suporte teórico” a prática de ensino a qual o pensamento do autor é enquadrado.

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Biografia do Autor

Francisco Joel Nascimento de Moura, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE na linha: Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação, e núcleo: Desenvolvimento Docente, Currículo e Inovação; Bolsista no Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Plus; Graduado em Pedagogia - UECE, nesta sendo Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa LACONEX@O - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (UFPB) e do grupo EDUCAS - Educação, Cultura Escolar e Sociedade (UECE).

Carlos Almeida de Sá, Universidade Estadual do Ceará - UECE

É mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) onde desenvolve pesquisa na linha Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação. É licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participou do quadro de bolsistas do Geopark Araripe (Global Geoparks Network e UNESCO) entre 2015 e 2016. Foi bolsista do programa de bolsas de iniciação a docência (PIBID). Membro do Núcleo de Pesquisas em Ensino de História e Cidadania - NUPHISC/CNPq (URCA, Campus Pimenta).

Referências

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Moura, F. J. N. de, & Sá, C. A. de. (2020). Teorias Educacionais e Formação de Professores: a compreensão das contribuições de Piaget. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4564

Edição

Seção

Relato de experiência