Pet Pedagogia UVA e o dia mundial de combate ao trabalho infantil
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16502Palavras-chave:
PET Pedagogia, Trabalho Infantil, CRAS irmã Oswalda, Educação SocialResumo
Este trabalho apresenta reflexões pedagógicas a partir da minha vivência como bolsista do PET Pedagogia, com o CRAS Irmã Oswalda, em Sobral/CE. A ação foi realizada no contexto do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e teve como objetivo sensibilizar crianças sobre seus direitos por meio de rodas de conversa e dinâmicas lúdicas. O relato destaca a importância da atuação do pedagogo em espaços não escolares e a contribuição do PET Pedagogia na formação crítica e comprometida dos futuros docentes ao passo que proporciona vivências educativas com crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo o reconhecimento de seus direitos e o fortalecimento da cidadania desde a infância. Evidencia-se que a experiência demonstrou que a ludicidade pode ser um canal eficaz de conscientização, e que a presença do pedagogo em territórios sociais deve promover escutas e compreensão das realidades.
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