Pet Pedagogia UVA e o dia mundial de combate ao trabalho infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16502

Palavras-chave:

PET Pedagogia, Trabalho Infantil, CRAS irmã Oswalda, Educação Social

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões pedagógicas a partir da minha vivência como bolsista do PET Pedagogia, com o CRAS Irmã Oswalda, em Sobral/CE. A ação foi realizada no contexto do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e teve como objetivo sensibilizar crianças sobre seus direitos por meio de rodas de conversa e dinâmicas lúdicas. O relato destaca a importância da atuação do pedagogo em espaços não escolares e a contribuição do PET Pedagogia na formação crítica e comprometida dos futuros docentes ao passo que proporciona vivências educativas com crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo o reconhecimento de seus direitos e o fortalecimento da cidadania desde a infância. Evidencia-se que a experiência demonstrou que a ludicidade pode ser um canal eficaz de conscientização, e que a presença do pedagogo em territórios sociais deve promover escutas e compreensão das realidades.

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Biografia do Autor

Judite Dalila Aguiar Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Silva, J. D. A. (2025). Pet Pedagogia UVA e o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16502

Edição

Seção

Relato de experiência