Análise do comportamento e cultura: impactos histórico-culturais no reforço de padrões comportamentais racistas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15110

Palavras-chave:

Racismo estrutural, Análise do Comportamento, Contingências culturais

Resumo

Este artigo analisa os impactos histórico-culturais no reforço de padrões comportamentais racistas no Brasil, correlacionando o processo de escravidão com as práticas racistas ainda presentes na sociedade. Por meio de uma revisão de literatura narrativa, realizada de forma não sistemática, entre agosto e setembro de 2024, o estudo utiliza a ciência da Análise do Comportamento como ferramenta teórica para compreender como esses padrões são construídos e mantidos. Desta forma, a análise funcional molecular foi empregada para exemplificar agressões racistas por meio da construção de contingências, enquanto o conceito de equivalência de estímulos demonstrou como comportamentos discriminatórios são aprendidos e generalizados. Assim, o artigo destaca que o racismo no Brasil não é uma anomalia social, mas um produto das estruturas históricas e culturais, reforçado por práticas sociais e políticas que perpetuam a exclusão e a marginalização da população negra. Conclui-se que intervenções comportamentais e educativas são necessárias para desconstruir padrões prejudiciais e promover mudanças efetivas na sociedade. Sugere-se a ampliação de pesquisas que integrem a Análise do Comportamento com estratégias educacionais voltadas para questões étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Natanael Franca Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação (GEPAE/CNPq).

 

Gabriel Santana de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Maria Heloísa Bitencourt de Souza Xavier, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Bruna Silva Souto, Centro Universitário de Excelência (UNEX).

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário de Excelência (UNEX). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação (GEPAE/CNPq). Desenvolve pesquisar enquanto pesquisadora de Iniciação Científica (PIBIC/UNIFTC).

 

Gênesis Guimarães Soares, Centro Universitário de Excelência (UNEX)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação (GEPAE/CNPq). Especialista em Análise do Comportamento. Especialista em Antropologia Cultural e Social pela Faculdade Focus. Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário UNIFTC. Atua como docente no ensino superior, vinculado ao Colegiado de Psicologia do Centro Universitário de Excelência (UNEX) e da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), ambos nos campi de Vitória da Conquista. Além disso, integra o corpo docente do curso de especialização em Gestão em Saúde Mental da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Souza, N. F., Souza, G. S. de, Xavier, M. H. B. de S., Souto, B. S., & Soares, G. G. (2025). Análise do comportamento e cultura: impactos histórico-culturais no reforço de padrões comportamentais racistas no Brasil. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15110