Ensino de Geografia e Cartografia Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14380

Palavras-chave:

Cartografia escolar, EJA, Ensino de Geografia

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal elucidar as contribuições do ensino de Geografia e da Cartografia escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando as possibilidades de leitura e interpretação geográfica dos(as) seus(suas) estudantes no processo criativo de produção dos seus mapas. Para a escrita deste texto, nos respaldamos metodologicamente em uma revisão bibliográfica de autores(as) que dialogam com a temática central do presente artigo: Oliveira (2020); Rezende (2014); Spironello (2018) entre outros(as); nos fazendo concluir que devem ser reconhecidas e valorizadas as práticas cartográficas dos(as) estudantes jovens e adultos diante das múltiplas linguagens expressas nos seus mapeamentos, que são delineados por meio das vivências e resistências que estes sujeitos estudantis edificam no real concreto pela garantia da sua reprodução social; e que encontram na EJA uma alternativa para se escolarizarem e compreenderem o mundo, em meio ao cotidiano do trabalho, através dos seus contornos cartográficos.

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Biografia do Autor

Guilherme Matos de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Geografia da Rede Municipal da Educação de São Paulo-SP.

João Vitor Matos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando no Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Oliveira, G. M. de, & Oliveira, J. V. M. de. (2025). Ensino de Geografia e Cartografia Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–9. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14380