Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI), Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências no Ensino Médio: Mapas Mentais como Ferramenta Inovadora

Contenu principal de l'article

João Paulo Santos Neves Mendonça

Résumé

Este artigo investiga como a combinação de práticas interdisciplinares e o uso de mapas mentais impacta o desenvolvimento das competências científicas no Ensino Médio, conforme orienta a Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI). A pesquisa envolveu 150 estudantes do 2º ano, divididos em três grupos: um utilizou práticas interdisciplinares com mapas mentais; outro, práticas interdisciplinares sem mapas; e o terceiro seguiu o ensino tradicional. Os resultados indicaram que o grupo que utilizou mapas mentais apresentou desempenho superior em articulação interdisciplinar (85%), resolução de problemas (88%) e pensamento crítico (91%). Além disso, demonstrou maior satisfação com a metodologia. A análise qualitativa revelou que os mapas mentais facilitaram conexões complexas entre as disciplinas, promovendo uma aprendizagem mais significativa e integrada. As conclusões reforçam a importância da interdisciplinaridade aliada a ferramentas visuais na promoção de competências essenciais para enfrentar desafios contemporâneos. O estudo destaca a necessidade de formação continuada de professores e de currículos mais flexíveis, capazes de fomentar uma verdadeira cultura de inovação nas escolas. Assim, a interdisciplinaridade associada aos mapas mentais se configura não apenas como uma estratégia didática, mas como uma necessidade educativa fundamental.

Details de l'article

Comment citer
Neves Mendonça, J. P. S. (2026). Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI), Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências no Ensino Médio:: Mapas Mentais como Ferramenta Inovadora. Conexão ComCiência, 6(1). https://doi.org/10.52521/revccc.v6i1.15744
Rubrique
Dossiê - Experiências na Educação Não-Formal

Références

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2017.

BUZAN, T. Mapas mentais: Como usar ao máximo suas capacidades mentais. Rio de Janeiro: Ediouro. 2010.

CUNHA, M. R. et al. Abordagens inovadoras no ensino de ciências e matemática. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 4, 2024.

GLASSER, A. Tecnologia e interdisciplinaridade ampliam a educação. Agência Dino, 2025.

LIMA, M. L. O. Feira de ciências: interdisciplinaridade no ensino de biologia para o ensino médio. Repositório Institucional UFC, 2019.

MAXIMIZE EDUCAÇÃO. Porque a interdisciplinaridade é importante para a formação integral e inovação no ensino. 2024.

MENDONÇA, J. P. S. N. Contextualização e interdisciplinaridade: ensinando ciências através da hidroponia. Conexão ComCiência, 2024.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 23-38, 2008.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Revista Eletrônica de Educação, 9(2), 319-332. 2015.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. (2006). The theory underlying concept maps and how to construct them. Technical Report IHMC CmapTools.

OECD. PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do. OECD Publishing. 2019.

OPROFNED. Interdisciplinaridade: transformando a educação através da integração de saberes. 2024.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). PISA 2018 Results. OECD Publishing, 2019.

SEDUC-MT. Propostas e desafios para promover melhorias no ensino-aprendizagem da área de ciências naturais e matemática no âmbito escolar. 2024.

SILVA, A. L. M. R.; MAGALHÃES, K. Importância da interdisciplinaridade na área de ciências da natureza no ensino médio. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2020.

SILVA, M. Mapas mentais: uma proposta metodológica no ensino de ciências e biologia. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, v. 18, p. 183-200, 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez. 2005.

UNOi. Inovação que desenvolve seres humanos plenos. Revista Educação, 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice