A A CONTEXTUALIZAÇÃO PELA HIDROPONIA:

UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • João Paulo Santos Neves Mendonça SEDUC - MT
  • Maria Aparecida Monteiro da Silva

Palavras-chave:

contextualização, contemporaneidade, ensino de ciências

Resumo

A intensa fragmentação do saber tem provocado um distanciamento do sentido de unidade do conhecimento. Em se tratando de conhecimento científico, as reflexões se intensificam, uma vez que muitos alunos não percebem mais a relação cotidiana com aquilo que é estudado dentro da escola, fazendo com que o acesso ao saber se torne cada vez mais abstrato. Ao tratar de ensino de Ciências, a interdisciplinaridade entre os saberes empíricos e científicos mostra-se como proposta para superar as barreiras impostas pela grande especificação do conhecimento, possibilitando um amplo diálogo entre as disciplinas. Todavia, não é tarefa fácil, pois entender e abstrair aquilo que existe antes, entre e além das disciplinas escolares, ainda não está explícito, tampouco desmistificado no âmbito educacional. Para tanto, este estudo busca utilizar a técnica de hidroponia como tema gerador no ensino médio, construindo e estudando o sistema hidropônico, bem como as relações estabelecidas entre os estudantes e seus saberes a fim de ressaltar a importância da metodologia interdisciplinar, frente ao combate à fragmentação, buscando contribuir com a popularização e incentivo às atividades científicas, bem como apresentar elementos que demonstrem o que pode estar antes, entre e além das disciplinas, na perspectiva de alunos e professores.

Referências

ALVARENGA, S. M. M. et al. (2008). A educação de jovens e adultos no contexto atual da educação brasileira Universidade do Vale do Paraíba / Faculdade de Educação, Estrada do Limoeiro, 250. Villa Branca – Jacareí/SP, 2008.

ARBACHE, A. P. A Formação de educadores de pessoas jovens e adultos numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.

ARRUDA, A. M.; De Jesus Silva, D.; De Assis Souza, V. C. Abordando a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Química por meio de uma proposta didática para discutir o conteúdo de Polímeros no Ensino Médio. Revista Ponto de Vista, v. 9, n. 3, p. 03-21, 2020.

BATISTA, I. L.; Salvi, R. F. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. Ensaio, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 147-159, 2006.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Matemáticas e da Natureza e suas tecnologias. Brasília, 1999. Disponível em: < http://www.mec.gov.br/seb/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2019.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. – Ciências Matemáticas e da Natureza e suas tecnologias, p. 22. Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2019.

CAPRA, F. A Teia da Vida: Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

CHIAPPINI, L. Aprender e ensinar com textos. 5ª. ed., São Paulo: Cortez, 2007.

COELHO, D. L.; De Lima, S. M. As contribuições da contextualização no ensino de química. ANINC-Anuário do Instituto de Natureza e Cultura, v. 3, n. 1, p. 129-131, 2020.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 17 ed. São Paulo: Papirus, 2009.

FAZENDA, Ivani C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

FERREIRA, M. A.; München, S. A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 4, p. 380-399, 2020.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GERHARD, Ana Cristina; Filho, João Bernardes da Rocha. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17(1), p. 125-145, 2012.

HARTMANN, Angela Maria; Zimmermann, Erika O trabalho interdisciplinar no ensino médio: a reaproximação das “duas culturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, 2007.

LAVAQUI, Vanderlei; Batista, Irinéa de Lourdes. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e matemática no ensino médio. Ciência & Educação, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 399-470, 2007. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=480&layout=abstract>. Acesso em: 20 jul. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos, et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2007.

LIMA, Josiel Albino. Contextualização no ensino de química na educação básica. Revista Docentes, v. 4, n. 9, 2019.

LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

LUTFI, M. Abordagem sociológica do ensino de química. Ciência & Educação, n. 3, 1997.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, p. 63, 2000.

MOSÉ, Viviane. A Escola e os Desafios Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013

OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/3415/1/05.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2019.

OLIVEIRA, L. et al. Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.

PETRAGLIA, I. C. Interdisciplinaridade o cultivo do professor. São Paulo: Pioneira, 1993.

POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL – INTERDISCIPLINARIDADE, HUMANISMO, UNIVERSIDADE, 12 a 14 de Novembro de 2003. Portugal: 2003.

RUTHERFORD, F. J.; AHLGREN, A. Ciência para todos. Trad. Catarina C. Martins. Lisboa: Editora Gradiva, 1995.

SANTOS, W. L. P. Aspectos sócio científicos em aulas de química. 2002. 338 fls. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, P. R. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania, 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

SILVA, E. L. Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores. 2007. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

VACILOTO, Naãma Cristina Negri et al. Contextualização e CTSA no Ensino de Química: compreensão e propostas de professores. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, RN. Anais do XII ENPEC. Natal, RN: ABRAPEC, 2019.

ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2010.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Neves Mendonça, J. P. S., & Monteiro da Silva, M. A. (2022). A A CONTEXTUALIZAÇÃO PELA HIDROPONIA:: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8397

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)