JOGOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA: ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO
Parole chiave:
TICs, LÚDICO, APRENDIZAGEM, JOGOSAbstract
O tipo de abordagem do conteúdo e as ferramentas utilizadas no ensino de química podem facilitar o entendimento e a fixação dos conceitos ministrados em sala de aula. Neste trabalho trazemos alguns relatos de experiência com a aplicação dos jogos por meio remoto na disciplina de Química numa escola pública, levando em consideração o contexto escolar e as dificuldades de adaptação ao período pandêmico tanto dos alunos como dos professores durante a aplicação dos jogos online. A experiência foi avaliada como exitosa mesmo com a dificuldade de conectividade dos estudantes.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTRO, C. G. S. A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspectivas dos especialistas. 2014. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidade Católica Portuguesa, 2014.
FELICIO, Helena M. dos Santos: O PIBID “terceiro espaço” de formação inicial de professores; Revista Diálogo Educacional, vol. 14, 2014, pp. 415-434 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasi.
KRAEMER, S. A.; FORIGO, F, M.; RUL, A. J.; Processos de Ensino e de Aprendizagem nas Aulas de Ciências do Ensino Fundamental em Período Pandêmico; Encontro Nacional de Educação (ENACED); 2020.
MEIRELES, S, Rejane; A experiência do PIBID e suas contribuições na prática docente do pibidiano; Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas; 2019.
MELO, A.C. ; SAMPAIO, I ,S. ; CARVALHO, J. C. ; OLIVEIRA, A. C.; Jogos Didáticos no Ensino da Química; Roraima; Revista Eletrônica Ambiental - Vol. 8; 2015.
ROCHA, Termisia Luiza. Percepção do professor acerca do uso das mídias e da tecnologia na prática pedagógica. Cadernos da FUCAMP, n. 13, v. 10, 2011. Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/issue/view/3. Acesso em: 26/08/2021
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Luis Lucas Marques Ferreira, José Isaac Alves Brandão, Cosma Nayara Rosendo de Miranda Gusmão, Saulo Roberio Rodrigues Maia
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.