JOGOS ONLINE NO ENSINO DE QUÍMICA: ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO
Palabras clave:
TICs, LÚDICO, APRENDIZAGEM, JOGOSResumen
O tipo de abordagem do conteúdo e as ferramentas utilizadas no ensino de química podem facilitar o entendimento e a fixação dos conceitos ministrados em sala de aula. Neste trabalho trazemos alguns relatos de experiência com a aplicação dos jogos por meio remoto na disciplina de Química numa escola pública, levando em consideração o contexto escolar e as dificuldades de adaptação ao período pandêmico tanto dos alunos como dos professores durante a aplicação dos jogos online. A experiência foi avaliada como exitosa mesmo com a dificuldade de conectividade dos estudantes.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTRO, C. G. S. A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspectivas dos especialistas. 2014. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidade Católica Portuguesa, 2014.
FELICIO, Helena M. dos Santos: O PIBID “terceiro espaço” de formação inicial de professores; Revista Diálogo Educacional, vol. 14, 2014, pp. 415-434 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná, Brasi.
KRAEMER, S. A.; FORIGO, F, M.; RUL, A. J.; Processos de Ensino e de Aprendizagem nas Aulas de Ciências do Ensino Fundamental em Período Pandêmico; Encontro Nacional de Educação (ENACED); 2020.
MEIRELES, S, Rejane; A experiência do PIBID e suas contribuições na prática docente do pibidiano; Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas; 2019.
MELO, A.C. ; SAMPAIO, I ,S. ; CARVALHO, J. C. ; OLIVEIRA, A. C.; Jogos Didáticos no Ensino da Química; Roraima; Revista Eletrônica Ambiental - Vol. 8; 2015.
ROCHA, Termisia Luiza. Percepção do professor acerca do uso das mídias e da tecnologia na prática pedagógica. Cadernos da FUCAMP, n. 13, v. 10, 2011. Disponível em: http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/issue/view/3. Acesso em: 26/08/2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luis Lucas Marques Ferreira, José Isaac Alves Brandão, Cosma Nayara Rosendo de Miranda Gusmão, Saulo Roberio Rodrigues Maia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.