A Roda de Conversa na Construção do Retrato da Escola de São Ciríaco, na Várzea de Santarém-PA
DOI:
https://doi.org/10.52521/revccc.v1i5.14488Parole chiave:
Várzea, Educação escolar, Roda de Conversa, ResultadosAbstract
A Várzea é um socioconjunto de ecossistemas que abrange também a diversidade cultural nas vivências dos varzeiros, suas potencialidades, que residem em questões complexas e singulares, de modo que necessita-se por meio do estudo científico, compreender de que forma a educação escolar perpassa entre gerações, dando a estes o protagonismo no ato de relatar acerca do processo educacional, examinando as interfaces da realidade da comunidade de Várzea. O objetivo geral é analisar o contexto histórico educacional por meio de escuta participativa. Como objetivos específicos compreender o processo da construção da identidade da comunidade, e retratar o firmamento da cultura e cidadania dos comunitários. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, caracterizada como exploratória e descritiva, fez-se necessário revisar as referências de cunho bibliográfico para compor o conhecimento acerca da várzea, em específico da escola São Ciríaco do Urucurituba, no qual destacou-se via relatos à escolarização como uma realidade ainda distante alguns comunitários.
Riferimenti bibliografici
ANDERSON, L. O.; PINHEIRO, R. L. G.. Impacto das cheias na estrutura física das escolas da várzea de Santarém. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.13, n.3, p.294-313, 2022. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179- 6858.2022.003.0024
CAVALCANTE, Marcelo et al. Potenciais produtivo e genético de clones de batata- doce. Acta Scientiarum Agronomy, EDUEM, Maringá, n. 31, p. 421-426, 2009.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/asagr/a/5dmhzLM889ZWLKZ4dhJfRZR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 mar. 2024.
COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S. Retratos das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (PA). Um Mar de Escolas: Mergulhos na História da Educação (1850-1980). Alexandra Lima da Silva, Aline de Morais Limeira, Paula Leonardi (orgs.). -1. ed. -Curitiba: Appris, 2021, p. 35-48.
DOMINGUES, Andrea Silva et al. Ações de Extensão, o direito à memória e as questões étnico-raciais no espaço escolar. Revista UFG, v. 21, 2021.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 1. ed. Rio de Janeiro, Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1987. 312p.
GAMA, Antônia Socorro Pena. Educação Ambiental e a Construção da Sustentabilidade na Região de Várzea de Santarém (PA) - Brasil. Tese (Doutorado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estatual de Campinas, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=457006. Acesso em: 15 jul. 2024
MOURA, Adriana Borges Ferro; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um Instrumento Metodológico Possível. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.5, n.15, p.24-35, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338. Acesso 22 jan. 2024.
PEREIRA, Ronilsa Maria Braga. Sistematização de produções acadêmicas sobre a educação na várzea amazônica (2009-2019). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Oeste do Pará, Pará, 2023. Acesso em: 15 dez. 2023.
SÁ, Wendell Rocha. Educação e Organização Política dos moradores da Ilha de São Miguel - SANTARÉM - PARÁ. Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Pará, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/778. Acesso em: 20 jul. 2024.
SANTAMARINA, Cristina; HERRERAS, José M. Marinas. Histórias de vida e história oral. In: DELGADO, Juan M.; GUTIÉRREZ, Juan (Org.). Métodos e Técnicas de investigação qualitativa em ciências sociais. Madri: Síntesis, 1995. p. 259-287.
SANTOS, Aline Paixão Prezotto. Corpo-Natureza-Cultura numa Várzea Amazônica: um estudo das experiências vividas por ribeirinhos com o fenômeno das terras caídas em são Ciríaco do Urucurituba/Santarém-PA. 2020. Tese (Doutorado em Ciências), Universidade Federal do Oeste do Pará, Pará, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/356. Acesso em: 30 mai. 2024.
THOMPSON, Paul. A Voz do Passado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Kamila de Sousa dos Santos, Adrielle Nara Serra Bezerra
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.