Para além da modernidade? Educação, tecnologias e formação escolar e profissional no século XXI
Parole chiave:
Educação, Humanismo, Pós-modernidade, Sentidos, Formação docenteAbstract
Este artigo faz uma análise de cunho exploratório sobre a afirmação peremptória de fim do homem
moderno, do Ser humanista realizada por Foucault (2009), objetivando compreender suas implicações
para os sentidos de educação e a formação de novos profissionais da educação neste século XXI. Temse como método de investigação a pesquisa qualitativa e é caracterizada como uma revisão de literatura narrativa, cujos recortes sustentam a escrita argumentativa dos eixos abordados. Aponta-se a perspectiva fenomenológica da educação, presente em Nóbrega (2009), como possibilidade para se reconsiderar os seus sentidos. Conclui-se sugerindo, a partir de Perrenoud e Thurler (2002) e de Edgar Morin (2011), sete competências visando redirecionar a formação do Ser profissional da educação
neste século.
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