Para além da modernidade? Educação, tecnologias e formação escolar e profissional no século XXI

Autores/as

  • Edimar de Andrade Machado Universidade Federal do Oeste do Para - UFOPA

Palabras clave:

Educação, Humanismo, Pós-modernidade, Sentidos, Formação docente

Resumen

Este artigo faz uma análise de cunho exploratório sobre a afirmação peremptória de fim do homem
moderno, do Ser humanista realizada por Foucault (2009), objetivando compreender suas implicações
para os sentidos de educação e a formação de novos profissionais da educação neste século XXI. Temse como método de investigação a pesquisa qualitativa e é caracterizada como uma revisão de literatura narrativa, cujos recortes sustentam a escrita argumentativa dos eixos abordados. Aponta-se a perspectiva fenomenológica da educação, presente em Nóbrega (2009), como possibilidade para se reconsiderar os seus sentidos. Conclui-se sugerindo, a partir de Perrenoud e Thurler (2002) e de Edgar Morin (2011), sete competências visando redirecionar a formação do Ser profissional da educação
neste século.

Biografía del autor/a

Edimar de Andrade Machado, Universidade Federal do Oeste do Para - UFOPA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Servidor Efetivo (Especialista em Educação) da Secretaria Estadual de Educação Pará, lotado na EEEM. Santa Clara/Anapu-Pará.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8333177273089757. E-mail: machado.pedagogo@gmail.com

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

de Andrade Machado, E. (2024). Para além da modernidade? Educação, tecnologias e formação escolar e profissional no século XXI. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12066

Número

Sección

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior