Prática pedagógica para além do ensino: experiências do estágio supervisionado no CREE-MOS
Parole chiave:
Docência, Estágio Supervisionado, Educação Especial, Espaço Não-escolarAbstract
Para além da docência, o pedagogo é polivalente e não se detém apenas à sala de aula. É capacitado para atuar em inúmeras áreas, nas quais são previstos conhecimentos pedagógicos. Baseado nisso, a presente pesquisa foi proposta como avaliação do componente curricular de Estágio Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas no estágio na gestão dos processos educativos em espaços não-escolares, tendo como lócus o Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREEMOS). Buscando intervir de forma que fosse possível estabelecer uma comunicação entre o campo educacional e as demais áreas de vivência, possibilitando a construção de um elo entre a instituição e família, compreendendo assim, a sua importância. Visando inserir o pedagogo no ambiente não-escolar, proporcionando experiência de como atua o docente, e auxiliando na construção da identidade dos discentes.
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Disponível em: < > Acesso em: 14 out. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HANK, Vera Lúcia Costa. O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Meu artigo Brasil escola. 12, abril, 2006 Disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao. Acessado em 14/11/2010
LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo, Cortez, 2005.
MEC, Ministério da Educação e Cultura, Constituição Federal. Artigo 205, 1988.
MEC, Ministério da Educação e Cultura, Declaração de Salamanca, 1994.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, Danrley Ferreira et al.. A importância da parceria entre escola e família: desafios a enfrentar. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80892>. Acesso em: 31/08/2023 21:23
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Sara Raissa Rodrigues de Lima, Jackeline Alves Costa, Fernanda Larissa Fernandes
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.