Prática pedagógica para além do ensino: experiências do estágio supervisionado no CREE-MOS

Autores/as

  • Sara Raissa Rodrigues de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jackeline Alves Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Larissa Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Docência, Estágio Supervisionado, Educação Especial, Espaço Não-escolar

Resumen

Para além da docência, o pedagogo é polivalente e não se detém apenas à sala de aula. É capacitado para atuar em inúmeras áreas, nas quais são previstos conhecimentos pedagógicos. Baseado nisso, a presente pesquisa foi proposta como avaliação do componente curricular de Estágio Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas no estágio na gestão dos processos educativos em espaços não-escolares, tendo como lócus o Centro Regional de Educação Especial de Mossoró (CREEMOS). Buscando intervir de forma que fosse possível estabelecer uma comunicação entre o campo educacional e as demais áreas de vivência, possibilitando a construção de um elo entre a instituição e família, compreendendo assim, a sua importância. Visando inserir o pedagogo no ambiente não-escolar, proporcionando experiência de como atua o docente, e auxiliando na construção da identidade dos discentes.

Biografía del autor/a

Sara Raissa Rodrigues de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia (SISU/MEC). Membro do grupo de pesquisa Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI). Membro do projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita nas escolas (PraLee). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3428013450492441. E-mail: sararaissa@alu.uern.br

Jackeline Alves Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Monitora do projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola – PraLEE. Membro do projeto de ensino Brinquedoteca: interfaces entre saberes e sorrisos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2058142093559858. E-mail: jackelinealves@alu.uern.br

Fernanda Larissa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica (CAPES/CNPq). Membro do grupo de pesquisa Memórias, Auto(biografia) e Inclusão (GEPEMABI). Membro do projeto de extensão Práticas de Leitura e Escrita nas escolas (PraLee). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1802166454157312. E-mail: fernandalarissa@alu.uern.br

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Disponível em: < > Acesso em: 14 out. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HANK, Vera Lúcia Costa. O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Meu artigo Brasil escola. 12, abril, 2006 Disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao. Acessado em 14/11/2010

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo, Cortez, 2005.

MEC, Ministério da Educação e Cultura, Constituição Federal. Artigo 205, 1988.

MEC, Ministério da Educação e Cultura, Declaração de Salamanca, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Danrley Ferreira et al.. A importância da parceria entre escola e família: desafios a enfrentar. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80892>. Acesso em: 31/08/2023 21:23

Publicado

2024-01-16

Cómo citar

Rodrigues de Lima, S. R., Alves Costa, J., & Fernandes, F. L. (2024). Prática pedagógica para além do ensino: experiências do estágio supervisionado no CREE-MOS. Conexão ComCiência, 1(4). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/12047

Número

Sección

Edição Especial - Práticas educativas na Educação Básica e no Ensino Superior