O Lorax (2012): um recurso pedagógico na educação ambiental
Parole chiave:
Recursos didáticos audiovisuais, Consumismo e meio ambiente, Publicidade infantil, Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)Abstract
A educação ambiental frequentemente é abordada de modo efêmero e superficial. Nessa perspectiva,
faz-se necessário discutir sua relevância, possibilitando práticas dinâmicas e lúdicas a fim de construir
conhecimentos mais profundos, instigando o interesse dos alunos. Utilizando como recurso didático o
filme O Lorax: em busca da trúfula perdida (2012), o presente artigo propõe a reflexão sobre a relação
entre consumismo e educação ambiental com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Caracterizando-se como qualitativa e exploratória, com enfoque bibliográfico, a pesquisa fundamentase em Rosa (2000), Bauman (2001), Silva (2015) e Soares e Souza (2018), buscando evidenciar a
utilização de filmes e vídeos nas práticas educativas, fomentando discussões necessárias sobre o meio
ambiente. Por fim, conclui-se que o filme proposto apresenta-se como um recurso didático promissor
na prática da educação ambiental, permitindo a dinamização do processo de ensino-aprendizagem e
sensibilização ambiental dos educandos.
Riferimenti bibliografici
ALANA, Instituto. Criança e Consumo. [s.d.] Entenda o que é publicidade infantil e porque
ela deve acabar. Disponível em: <https://criancaeconsumo.org.br/chega-de-publicidadeinfantil/o-que-e-publicidade-infantil>. Acesso em 21 mar. 2023.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. 68p.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 215p.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 200p.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário
Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a
Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 28 abr. 1999.
CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. A imagem da ciência no cinema. Química
nova na escola., v. fe 2009, n. 1, p. 9-17, 2009. Disponível em:
<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf>. Acesso em 03 mar. 2023.
ECAM. O que é a Agenda 2030 e quais os seus objetivos. [s.d.] Disponível em:
<http://ecam.org.br/en/blog/o-que-e-a-agenda-2030-e-quais-os-seus-objetivos>. Acesso em 27
mar. 2023.
MEDIA, Kantar Ibope. Investimentos publicitários voltam a crescer em 2021. [s.l]. 2022.
Disponível em: < https://kantaribopemedia.com/conteudo/investimentos-publicitarios-voltama-crescer-em-2021 />. Acesso em 8 mar. 2023.
MAGALHÃES, M. dos R. A. O comportamento de compra compulsiva: um estudo com métodos
neurocientíficos. 2013. 196p. Tese (Doutorado). Programa de Mestrado e Doutorado em
Administração, UNINOVE, São Paulo, 2013.
O LORAX: Em busca da trúfula perdida. Direção: Chris Renaud. Produção de Illumination
Entertainment. Estados Unidos da América: Universal Studios, 2012. Mp4 (86 min.)
Disponível em:
https://www.primevideo.com/detail/0F71IKTH2TJHT3ZB77U9DQL8ZA/ref=atv_sr_fle_c_T
n74RA_1_1_1 >. Acesso em 7 fev. 2023.
PAN, Jovem. Pesquisa aponta que 70% das crianças passam pelo menos 3 horas diárias no
celular. Jovem Pan News. 14 fev 2022. Disponível em:
Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na
Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 16
https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/pesquisa-aponta-que-70-das-criancaspassam-pelo-menos-3-horas-diarias-no-celular.html >. Acesso em 8 mar. 2023.
QUÉRÉ, Corinne Le et al. Temporary reduction in daily global CO2 emissions during the
COVID-19 forced confinement. Nature Climate Change, [S.L.], v. 10, n. 7, p. 647-653, 19
maio 2020. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em:
https://www.nature.com/articles/s41558-020-0797-x >. Acesso em 07 mar. 2023.
ROSA, P. R. S. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de Ciências. Caderno
Catarinense de Ensino de Física, v.17, n.1, p.33-49, 2000. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6784/6249 >. Acesso em 03 mar. 2023.
SILVA, Diogo D’ippolito Bartolomeu da. A ESTILÍSTICA DO TEXTO
PUBLICITÁRIO. Monografia (Curso de Publicidade e Propaganda). Universidade Federal
do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:
https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/861/3/DDOBSILVA.pdf >. Acesso em 03 mar. 2023.
SOARES, Josemar Sidinei; SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antunes de. SOCIEDADE DE
CONSUMO E O CONSUMISMO: IMPLICAÇÕES EXISTENCIAIS NA DIMENSÃO DA
SUSTENTABILIDADE. Direito e Desenvolvimento: Implicações existenciais na dimensão
da sustentabilidade, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 304, ago./dez. 2018. Disponível em:
https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/815 >. Acesso em
fev. 2023.
TOKARNIA, Mariana. Acesso à internet aumenta entre crianças e adolescentes. Agência
Brasil, 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/acessointernet-aumenta-entre-criancas-e-adolescentes >. Acesso em 21 mar. 2023.
UNESCO, Brasil. TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o
Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC. [s.d.] Disponível:
https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ >. Acesso em 22 mar. 2023.
UNESCO, Brasil. Educação para o desenvolvimento sustentável. [s.d.]. Disponível em:
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development >.
Acesso em 27 de mar. 2023.
UNESCO, Brasil. Educação para os objetivos do desenvolvimento
sustentável: objetivo de aprendizagem, 2017. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197 >. Acesso em 10 de mar. 2023.
VALADARES, Dandara. Black Friday: a queima de recursos pelo consumismo. Carta
Capital, 2019. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/blogs/fashionrevolution/black-friday-a-queima-de-recursos-pelo-consumismo/ >. Acesso em 29 mar. 2023.
VALENÇA, Lívia. A publicidade como instrumento do capitalismo na propagação da
cultura de consumo e da estilização da vida. In: IX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação da Região Nordeste. Salvador: 2007. Disponível em:
Revista Conexão ComCiência, n.1 (2024), v.4, Edição Especial - Práticas educativas na
Educação Básica e no Ensino Superior. ISSN 2763-5848 17
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2007/resumos/R0658-1.pdf >. Acesso
em 08 mar. 2023
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Yatamuri Rafaelly Cosme da Silva, Thaise Maiara Rodrigues Gama, Gutemberg de Castro Praxedes
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.